quarta-feira, 14 de setembro de 2022

INTENÇÕES DE VOTO

 
Tenho percebido que há um processo eleitoral em andamento no Brasil para escolha de presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Mas ninguém precisa ficar preocupado com minha sanidade mental ao ler esta introdução.
 
Para tranquilizar a todos, optei por começar assim este post só para mostrar que não estou deste ou daquele “lado”. E o motivo está no fato de ser um romântico incurável, um sonhador quando o assunto é eleição (em outros assuntos também, para ser sincero).
 
Há pessoas que parecem votar apenas nos candidatos com chance máxima de ser eleitos, mas esse definitivamente não é meu perfil. Mesmo que às vezes eu vote contra alguém (só no segundo turno!), eu sempre votei em candidatos que me pareciam ser a melhor opção para o povo, para o país, pouco importando a quantidade de votos que teriam. Essa é a situação atual. Para não cansar muito aqueles que leem estas mal traçadas linhas, vou me deter apenas nos candidatos a presidente, governador e senador.
 
Minha candidata a presidente tem apenas 4% das intenções de voto. Mesmo assim darei a ela meu voto como agradecimento por seu desempenho na CPI da Covid. Nunca tinha ouvido falar nela, mas me tornei seu fã.
 
Meu candidato a senador foi escolhido quando vi sua impecável apresentação na TV. Nos poucos minutos disponíveis apresenta-se segurando um cordel esticado e comenta sobre a polarização que está adoecendo o país. Aí o cordel se rompe. Didaticamente ele pega as duas pontas e amarra uma à outra enquanto diz que o Brasil precisa de união, precisa que as pessoas se unam. A imagem é tão eloquente e tão boa que me cativou totalmente. Tem 2% das intenções de voto.
 
O candidato a governador foi prefeito de BH e suas decisões sobre a vacinação contra a Covid foram cruciais para controlar mais rapidamente essa doença na capital e região metropolitana. Provavelmente perderá no segundo turno, mas tem meu voto e minha admiração eterna.
 
Resumindo, três partidos diferentes, três candidatos fadados a perder as eleições. Mesmo prevendo isso, votarei com a máxima  alegria em cada um deles. Minha fantasia é ver meus votos como que mensagens colocadas em garrafas lançadas ao mar. Com sorte, alguém as encontrará um dia e saberá que minhas escolhas foram feitas não pensando nessa ou naquela ideologia, mas como forma de agradecimento pela moderação e empatia com o sofrimento da população.

2 comentários:

  1. Carrego o mesmo pensamento, JB. Acredito que devemos exercer com muita responsabilidade a democracia.

    ResponderExcluir

A MÃO DE DEUS

Há muito tempo não tenho uma boa história ou um caso para contar, mas ontem aconteceu uma situação tão improvável, tão inesperada que achei ...