Para tirar sarro da propaganda eleitoral
que dizia ser o laranja do Partido Novo quase vermelho, eu comparei o
“marqueteiro doido” que a criou com o “crioulo doido”, personagem do samba
composto por Stanislaw Ponte Preta (para uma peça de teatro ou coisa parecida).
Os leitores desta bagaça são jovens, muito jovens, irritantemente jovens, alguns
com até um terço da minha idade. Por isso, talvez não conheçam os versos
hilários dessa música. Para corrigir essa “lacuna” (pois Blogson Crusoe também
é cultura), resolvi publicar a letra non sense do samba. Olhaí.
Foi em
Diamantina, onde nasceu JK
Que a princesa Leopoldina arresolveu se casar
Mas Chica da Silva tinha outros pretendentes
E obrigou a princesa a se casar com Tiradentes
O bode que deu vou te contar
Joaquim José, que também é da Silva Xavier
Queria ser dono do mundo e se elegeu Pedro Segundo
Das estradas de Minas seguiu pra São Paulo e falou com Anchieta
O vigário dos índios aliou-se a Dom Pedro e acabou com a falseta
Da união deles dois ficou resolvida a questão
E foi proclamada a escravidão
E assim se conta esta história
Que é dos dois a maior glória
A Leopoldina virou trem
E Dom Pedro é uma estação também
Ô, ô, ô, ô, ô, ô, O trem tá atrasado ou já passou
Que a princesa Leopoldina arresolveu se casar
Mas Chica da Silva tinha outros pretendentes
E obrigou a princesa a se casar com Tiradentes
O bode que deu vou te contar
Joaquim José, que também é da Silva Xavier
Queria ser dono do mundo e se elegeu Pedro Segundo
Das estradas de Minas seguiu pra São Paulo e falou com Anchieta
O vigário dos índios aliou-se a Dom Pedro e acabou com a falseta
Da união deles dois ficou resolvida a questão
E foi proclamada a escravidão
E assim se conta esta história
Que é dos dois a maior glória
A Leopoldina virou trem
E Dom Pedro é uma estação também
Ô, ô, ô, ô, ô, ô, O trem tá atrasado ou já passou
Essa é um clássico. E se fosse hoje em dia, o título daria sérios problemas para o autor. Volta e meia, eu a cito em minhas postagens. Recentemente, na da repórter que disse que na bandeira está escrito independência ou morte, o samba da apresentadora doida, e na da aluna que confundiu Lamarck com Lamarca, o samba da girafa comunista doida.
ResponderExcluirEu conheço a música com os Demônios da Garoa.
As milícias politicamente corretas travariam essa gravação ou processariam o autor. No Youtube você consegue ouvir a versão do Quarteto em Cy (creio que é a primeira de todas) com o Sergio Porto/Stanislaw Ponte Preta fazendo a introdução.
ExcluirVou conferir
ResponderExcluirConhecia a versão dos Demônios da Garoa, mas devo admitir que achei a do Quarteto em Cy muito melhor! Já estou ouvindo mais algumas músicas delas e tive uma grande surpresa ao descobrir que elas cantaram "Tudo Que Você Podia Ser", eu só conhecia a versão do Milton Nascimento, e novamente, preferi a versão do Quarteto em Cy.
ResponderExcluirObrigado pela cultura Jotabê, se cuida.
Já que gostou do Quarteto em Cy, duas dicas para a mesma música.
ExcluirEm 1968 Tom Jobim e Chico Buarque ganharam o primeiro lugar no Festival Internacional da Canção com a música Sabiá, interpretada por duas “Cys” do Quarteto. A música linda e delicada ganhou uma vaia gigantesca (como era costume nesses festivais). Hoje, passados mais de 50 anos, a música continua linda.
https://www.youtube.com/watch?v=lL5yU2DMcjc
https://www.youtube.com/watch?v=5J9w_Noxvus
Caramba, a música é realmente muito linda, obrigado pela recomendação.
ExcluirHá muito o que se contar sobre esses festivais, recentemente vi aquele discurso do Caetano Veloso em que ele diz que "É proibido proibir!", e também vi a apresentação dele no Festival da Record de 1967, foi lindo ver as vaias se transformarem em aplausos aos poucos, tem que ter fôlego para manter a postura em uma situação dessas.
Os festivais de música que rolaram na década de 1960 servuiram de holofotes para iluminar os artistas que hoje estão na casa dos oitenta anos (Caetano, Gil, Milton, etc). Há um documentário bastante interessante que mostra a atmosfera desses festivais. Chama-se "Uma noite em 67". Talvez não seja difícil de encontrar. O problema desses festivais é que na reta final a coisa ficava parecendo uma disputa entre lulistas e bolsonaristas, tão grande era a paixão por essa ou aquela música. E acabava ninguém ouvindo porra nenhuma. O Sérgio Ricardo quebrou seu violão e o jogou na plateia, pois não conseguiu cantar sua composição. A coisa era meio selvagem.
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