quinta-feira, 8 de setembro de 2022

RISE AND FALL

 
Talvez nenhum dos minguados leitores desta bagaça seja estatístico, analista político ou economista. Por isso pode não se interessar em saber o que representa o gráfico a seguir. Mas já aviso que não representa a evolução das intenções de voto em ninguém nem a rejeição a esse ou aquele candidato. O gráfico que enfeita este post representa o total de visualizações das publicações do Blogson desde sua criação, com totais apurados a cada cem dias aproximadamente. Ideia de jerico de quem tem formação em Exatas.
 
E eu o fiz por perceber o declínio da quantidade de acessos aos posts mais recentes. Tentando entender essa tendência comecei a matutar com meus borbotões sobre a evolução do blog desde sua criação. E cheguei à conclusão que ele está mesmo em declínio. Motivos? Creio que falta de inspiração (com a consequente perda de qualidade e interesse) pode ser o principal motivo, mas, talvez possa existir um ingrediente oculto nessa broxada (perdão, eu queria dizer “murchada”. E além do mais, este blog nunca foi imbroxável). Para falar desse ingrediente preciso voltar à época da criação do Blogson.
 
Eu vivia malhando e ironizando o governo do PT, suas maracutaias, o Lula, a Dilma, a Gleisi e tudo que tivesse relação com essa tchurma. E quem lia, gostava. Imagino que as pessoas que descobriram o blog o fizeram ciceroneadas pelo destemido Azarão e sua poderosa Marreta (isto é só puxação de saco, entende?). E talvez seja esse o “ingrediente” oculto: provavelmente a maioria votou e tornará a votar no mito. Menos eu.
 
Na verdade, meu desejo é fazer com ele o mesmo que fiz com o Lula e cumpanheros, ou seja, malhar, malhar, malhar. Talvez essa minha rejeição absoluta ao Bozo (e também ao Lula) tenha tornado o blog um endereço pouco atraente para quem aprova, apoia e votará no Cavalão.
 
Bom, se isso é verdade ou não, eu não sei. Como diriam os italianos, se non è vero, è ben trovato”. Minha sorte é ficar relendo o que publiquei em 2014 para postar nos blogs temáticos (ainda estou em 2014) e me surpreendendo ou me divertindo com o que pensava naquela época. Em todo caso, fica aqui o registro gráfico da ascensão e queda (real) de um blog (acho que “the rise and fall” ficaria um título bem maneiro para este post!).



5 comentários:

  1. Salve, Jotabê, perdoe minha ausência, ainda tô pra ler com calma e responder o post que me mandou no título, uma dura verdade, para nós, dinossauros do Blogspot é que a plataforma em si tá em franco declínio desde dos idos 2014, ano que ironicamente comecei o meu blog. O Blogger teve seu verdadeiro auge entre 1999 e 2010, acredito eu, eles eram populares como hoje são os canais do YouTube (que também estão perdendo espaço para outras plataformas, como Tik-Tok), meu blog também tá tendo uma queda de views absurda, passa dos 4 mil views diários mais por posts de tempos atrás, mas os que são postados hoje em dia, nesse ano mesmo, quando pegam 300 visualizações eu já ergo às mãos aos céus.
    Existem os leitores "convertidos", que colocaram para ler o seu blog sempre, e os que "caem de paraquédas", para ambos os casos, a ideia é manter o sujeito prestando atenção o máximo de tempo possível, para isso são necessários mais estímulos visuais, como vários posts em uma página inicial com o layout mais convidativo, para que ele tenha mais opções sobre o que quer ler, imagens que chamem mais atenção, bem como título - caso contrário o internauta não dará uma chance ao seu texto, por mais que você o tenha redigido com esmero e carinho - e ao final do texto, existirem postagens similares. Foi esse um dos "caminhos" que encontrei para o meu blog ficar mais ativo, e ainda assim podem haver dias que ninguém posta, ou ninguém comenta, e vamos tentando ir pilotando até onde dá...
    Um outro ponto importante é ter uma rede de parceiros para que os seus posts cheguem em mais pessoas, assim como leitores partilharem seus textos em outras redes, para "furar bolhas" e ampliar o seu alcance. Por isso que sempre que republico alguns textos seus muito bons, sempre endereço ao fim do post seu nome de autor e o blog para que o leitor interessado possa ler mais do seu material.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Ozy, sempre leio com atenção as dicas que me dá e tento implementá-las (não todas, para ser sincero). O lance das imagens é uma coisa que adotei como regra para os posts dos blogs temáticos. Tudo o que estou republicando segue uma rotina: revisão do português, atualização do pensamento (como ainda estou relendo posts de 2014, muita coisa que foi publicada soa extremamente ridícula hoje e até mesmo equivocada). E só republico depois de encontrar alguma imagem que tenha alguma conexão com o texto. Mas esses blogs são praticamente invisíveis, pois a quantidade de visualizações atualmente é UMA (raríssimos são os posts que têm duas visualizações. Mas está de boa. Para ser sincero, tenho me divertido muito relendo esses posts antigos, pois percebo que são melhores que os mais recentes. Mas, como disse, está de boa. Abraços.

      Excluir
  2. Respostas
    1. como disse meu amigo Pintão ao seu urologista, "meu líbido está jóia". Complicada e a parte operacional.

      Excluir

LA MANO DE DIOS

  Há muito tempo não tenho uma boa história ou um caso para contar, mas ontem aconteceu uma situação tão improvável, tão inesperada que ache...