domingo, 18 de setembro de 2022

FLOPOU!

 
Estava distraidamente assistindo com minha mulher o programa “Caldeirão com Mion” passado aos sábados pela Globo (pois é, o único canal da TV aberta que eu consigo assistir é a Globo – que nunca foi lixo para mim), estava lá distraidão quando a Nany People usou a palavra “flopou” para elogiar alguém que tinha feito uma apresentação espetacular. Aquilo logo causou uma reação de seus colegas de júri, que avisaram que “flopar” é o contrário de elogio. O Mion até tentou aliviar a barra, ao comentar que o mico foi pago por alguém “de outra geração”.
 
Ser chamada implicitamente de velha depois de pagar mico ao vivo e a cores, um mico com todas as cores do arco-íris (porque a “idosa” é uma legítima e simpaticíssima representante da tchurma LGBTQIA+) é de foder.
 
Já tinha ouvido falar em flop ligado a computadores (um “teraflop”, coisas assim), mas “flopar” era novidade. Corri ao Google, o pai dos bípedes que zurram e andam de quatro e descobri que o equivalente de "flopou” é “fracassou”, "deu ruim", "foi mal". E que o contrário disso é “hitou”, do verbo “hitar” (fazer sucesso, bombar). Juro, fiquei muito irritado com essa descoberta.
 
Eu sou um cara que sempre buscou manter-se atualizado com as novas gírias e expressões da moda, mas “hitar” eu não uso nem a pau. Foda-se a “perca” de comunicação com os mais jovens! Para não ficar muito vulgar esta frase, posso substituir “foda-se” por “fuck you all”, mais internacional.
 
Aqui cabe um parêntese: mesmo que eu considere “orgulho” um sentimento de segunda linha, acho que o brasileiro pode sentir orgulho de ter um leque de palavras chulas e vulgares muito mais extenso, rico e variado que os americanos. Lá para os gringos parece que “fuck” é uma espécie de prefixo para uma série de expressões, um pau para toda obra (ou obra para todo pau). Como não sei inglês fico na minha. Mas fiquei comovido e alegre ao aprender com a finada rainha Elizabeth que “fuck” é uma palavra anglo-saxônica que significa “espalhar a semente”. Nada mais delicado, concordam?
 
Mas estou me desviando do assunto, que é atualização de vocabulário. Sinceramente, nada entendo de língua portuguesa. O máximo que consegui foi conhecer algumas línguas brasileiras, mas isso foi a tanto tempo que é melhor deixar pra lá. Afinal, sou um matusalêmico idoso (com dificuldade para dar sequência ao texto).
 
Graças à minha idade provecta, uso gírias de várias épocas e décadas. Por exemplo, mesmo que sejam antigaças, continuo falando à beça, bacana, barato, boa pinta, careta, dançou, grilado, sacou? e outras que têm cheiro de naftalina ou formol; mas tenho aversão, ojeriza a gírias da época da Jovem Guarda. Não dá para usar gamado, barra limpa, broto, carango, é uma brasa, mora? ou pão. Numa boa, essas palavras têm gosto de manteiga rançosa, cheiro de leite azedo.
 
Outro grupo de palavras causadoras de azia vem do “setor” evangélico. “Nação” e “Tribulação” por exemplo, ou “Varão” (que alguém mais distraído pensaria tratar-se de um atributo do Kid Bengala); já “Espada de fogo” remete aos sabres de luz da série Star Wars; “Tá amarrado” (essa eu realmente não suporto) ou “Livramento”, que me faz pensar nas cidades de Livramento (Paraíba) ou Santana do Livramento (Rio Grande do Sul). Coisas desse tipo.
 
Apesar disso, continuo utilizando expressões surgidas de tecnologias hoje ultrapassadas, tipo “pegar o bonde andando”, “caiu a ficha”, “vire o disco” e outras que estou com preguiça de explicar ou lembrar.
 
Para continuar tentando me comunicar com os 13,4 leitores do blog, seguirei na busca por gírias novas para atualizar meu vocabulário (afinal, tenho que impressionar a moçada!), mas aviso que utilizar “hitar, hitou” está fora de cogitação. Já “flopar, flopou” é um caso a pensar. Talvez eu até utilize uma palavra derivada desse verbo na próxima vez em que me consultar com um urologista. Talvez diga para ele de forma displicente:
 
- Doutor, o senhor poderia me receitar um remédio bom para flopau?

 

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Essa era a intenção (pagar mico no blog é minha sina).

      Excluir
    2. Mostrei pra uma amiga, e ela:

      [19:47, 18/09/2022] Diana: FLOPAU
      [19:47, 18/09/2022] Diana: VSF MUITO BOM
      [19:47, 18/09/2022] Diana: soltei uma gargalhada no varao
      [19:47, 18/09/2022] Eu: véi, namoral ri d+

      Excluir
    3. Valeu! Seu blog foi incluído na lista de blogs do Bogson.

      Excluir
  2. Pois é, Jotabê, essa meninada ainda vai chegar no nosso estado de penúria. Ou, como diz o outro, flopau no dos outros é refresco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como compôs o Lupiscínio, "esses moços, pobres moços, ah, se soubessem o que eu sei"

      Excluir

A MÃO DE DEUS

Há muito tempo não tenho uma boa história ou um caso para contar, mas ontem aconteceu uma situação tão improvável, tão inesperada que achei ...