sexta-feira, 25 de março de 2016

VOCÊ É AUTORAL?

Repetindo o título deste post (só para encher linguiça): você é autoral? Essa pergunta surgiu na minha mente depois de alguém comentar que estava meio sem inspiração, não conseguindo escrever coisas autorais, etc. Fiquei pensando neste "Almanaque do Biotônico Fontoura" que é o Blogson. Tirando os textos e desenhos primorosos, elegantes, inteligentes e engraçados da seção "Reverência", todos eles produzidos por craques do desenho e do texto, tirando esses, repito (tem gente que não entende períodos longos), todo o resto é autoral.

Cada idiotice, cada piada sem graça, cada imagem associada a alguma coisa que escrevi está "autografada", "rubricada" por mim. Toda sílaba, todo uso inadequado de vírgulas e outros sinais gráficos, todos os vícios de linguagem e falta explícita de senso de ridículo têm meu DNA.

Literatos, poetas, jornalistas e críticos literários são necessariamente autorais. O mesmo se aplica aos blogueiros que registram seus pensamentos, não importando se o que publicam são frutos de uma criação intelectual mais elaborada, o registro de uma angústia, um espasmo de irritação ou um comentário sobre o atual momento. Para mim, tudo isso é autoral. 

E, quer saber? Este post mesmo, ainda que seja uma bosta e cheio de platitudes (só para ficar chique), é autoral. Mesmo que eu nem saiba como terminá-lo. Talvez se eu... 

Um comentário:

  1. É bem verdade, JB às vezes olho pro meu blog e penso nele como um quarto de adolescente: a pintura, os rabiscos e cada pôster, seja de banda ou de mulher pelada, nas paredes rsrs. Cada pedacinho ali deixado corresponde a um minuto meu.
    "J"

    ResponderExcluir

BONECÃO DO POSTO

  Nunca soube e agora sei menos ainda falar bonitezas como sabe fazer o titular do blog A Marreta do Azarão. O problema é que ele assestou s...