sexta-feira, 25 de março de 2016

CURIOSIDADES GASTRONÔMICAS



Outro dia, ouvi de uma comentarista de televisão referências ao antagonismo entre "coxinhas" e "mortadelas". Achei tão boa a expressão que logo imaginei uma tira de quadrinhos que tivesse como personagens um "Coxinha" e seu amigo mal-humorado "Mortadela". Algo assim como "Tom e Jerry" ou "o Gordo e o Magro". Se o espírito politicamente correto não baixar, talvez possam ser feitas boas histórias com isso. Estava nessa viagem quando me lembrei de minha juventude.

Quando eu era adolescente e tinha a sorte de ser convidado a alguma festinha de aniversário ou hora-dançante em casa de família, era comum ver um salgadinho ou tira-gosto, conhecido por "sacanagem". Como era exponencialmente mais bobo que hoje, ficava meio sem graça e constrangido quando alguma menina passava com a bandeja e perguntava se eu queria uma sacanagem

Pois bem, não sei como é no resto do país, mas esse salgadinho (ou tira-gosto) das festinhas de minha juventude era feito com uma tira de pimentão ou cenoura cozida, enrolada em uma fatia de mortadela, tudo preso com um palito e mergulhado em uma "solução" de vinagre, se não me engano (essa combinação tinha um sabor meio ácido), até o momento de servir.

"Harmonizando" tudo isso em minha mente, fiquei pensando na predestinação daquele "arranjo" preso no palito: naquela época como agora, mortadelas sempre foram utilizadas para quem quer fazer uma boa sacanagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIGURA SE TRANSFIGURA

  Li na mídia que recentemente aconteceu a transfiguração de Cristo. Mas não se ofendam nem se assustem os cristãos tradicionais, pois não e...