domingo, 23 de junho de 2024

CONHECE-TE A TI MESMO

 
Creio que para atender um pedido de minha avó, meu pai e seus irmãos formaram-se em medicina, mas nenhum deles quis exercer essa profissão. Preferiram trabalhar como farmacêuticos, possibilidade existente na época em que não havia separação desses cursos. Criaram um laboratório de produtos farmacêuticos e abriram quatro farmácias. Quando eu nasci todos esses negócios tinham quebrado ou fechado. Deve ser praga de mãe...
 
Talvez por isso ou por suas convicções, meu pai disse para eu nunca estudar medicina  e eu obedeci. Hoje eu vejo que ele tinha um pouco de razão em querer nos poupar do contato permanente com a dor e o sofrimento alheios. A velhice é pródiga em fazer surgir dores e sofrimentos nunca imaginados, pois quando somos jovens e saudáveis a nossa irresponsabilidade, displicência e vaidade nos fazem acreditar que somos imbatíveis, invencíveis. Nossa presunção nos faz ter orgulho da nossa força, da nossa saúde, mas nem desconfiamos ou sabemos que ela pode ser muito frágil que ela pode ser atingida por acontecimentos que nós não temos normalmente condições de prever.
 
Na Escolinha do Professor Raimundo o personagem Paulo Cintura tinha o bordão “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”. Cara, como hoje isso soa verdadeiro para mim! Por volta de 1980, no período de trinta dias eu emagreci 10 kg. Em dois dias distanciados de um mês, eu evacuei e vomitei sem parar. Consultado um gastroenterologista, ele, achando que eu poderia estar com hepatite, por causa do olho amarelo, pediu uma série de exames. Até de AIDS, o sacana teve a audácia de pedir. Ocevê! Logo eu o sujeito menos promíscuo, o homem de uma mulher só (pelo menos, fisicamente).
 
Entre os exames pedidos constava uma endoscopia. Foi nesse momento que aconteceu o que o Sócrates orientava em termos filosóficos – “Conhece-te a ti mesmo”. No dia do exame, ao vivo e a cores, eu me vi por dentro, eu me conheci por dentro. Depois de fazer o preparo necessário (ficar tantas horas em jejum, não beber água, etc.), o médico me deu dois comprimidos e falou para que eu me deitasse em uma cama para dar uma relaxada.
- Daqui a pouco a gente chama o senhor.
Não sei quanto tempo esse “daqui a pouco” levou, só sei que estava até babando de tanto dormir quando fui chamado.
- Acorde, Senhor José! O senhor dormiu bem, heim?
 
Ai fui conduzido à sala aonde iria ser feito o exame. Nada de sedação, a coisa iria acontecer comigo acordadão. Um ajudante passou algum anestésico na minha boca e começaram a enfiar goela abaixo o tubo de endoscopia.
- “Engole!”
E eu lá grunhindo, sem poder fechar a boca. Concluído o exame perguntou-me se eu queria ver meu estômago por dentro. Grunhi afirmativamente:
- Ugh... rrrrgghhh!.
A sonda possuía um “apêndice” transversal à mangueira que me permitiu ver até os comprimidinhos tomados momentos antes, quase intactos. Mucho loco!
 
Hoje esses exames são feitos com sedação. Você simplesmente apaga, não vê nada, não sente nada. Para quem vai fazer exames de endoscopia e colonoscopia o preparo é uma das mais desagradáveis experiências, pois durante três dias você vai restringindo cada vez mais a alimentação e a ingestão de líquidos.
 
Dois dias antes do exame você corta leite, manteiga, queijo, carne vermelha, frutas, feijão, coca-cola e frituras. Em compensação, está liberado para comer frango cozido, peixe, torrada, biscoito água e sal, ovo cozido, macarrão sem molho, arroz em papa, suco claro coado, guaraná, água de coco (coada) e água. Impossível não ficar feliz com essa dieta!
 
No dia anterior fui obrigado a tomar um copo de água (ou suco claro, coado) de hora em hora. Às 22h tudo o que eu queria era estar perdido no Saara. No dia do exame, seis horas antes, tomei um litro de água misturado com um produto “do demônio”, que me faz visitar o banheiro umas dez ou quinze vezes.
 
Meu exame estava agendado para as 8h15. Por isso, a partir das duas da madruga fiquei acordado, impossibilitado de dormir, só “mandando ver”. E o final feliz foi assim: fizeram-me deitar de lado, colocaram um bocal na minha boca para impedir que eu mordesse a sonda de endoscopia e me disseram que eu iria ser anestesiado. Fechei os olhos e fiquei quieto, mas estava demorando muito. Abri os olhos e perguntei à enfermeira quando iriam começar os exames, e a resposta foi:
- Já acabou!
 
Este é o texto que consegui escrever. Por não achar graça nenhuma nele, pedi ajuda ao ChatGPT para tentar fazer um texto bem humorado sobre esses exames. Ele fez e descobri que até uma inteligência artificial está sendo mais engraçada que eu. Foda!

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Você está sendo gentil! Ao dizer isto você demonstrou ser um perfeito cavalheiro. Hoje à noite sairá o texto criado pela inteligência artificial. Garanto que tem mais graça que este que leu agora.

      Excluir
  2. Não entendi. Tudo o que li foi texto de I.A? Talvez amanhã eu poste no meu blog sobre a experiência nesse assunto envolvendo meu tio. Se isso acontecer, provavelmente será fim de tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! O texto é meu mesmo. Apesar do comentário do Ryk@rdo, eu o achei sem graça. Aí pedi ao Chat GPT para fazer um texto bem humorado sobre endoscopia e colonoscopia. Esse NOVO texto (que não é meu) será publicado à zero hora do dia 24 (hoje à noite). Eu o achei razoavelmente divertido, principalmente (spoiler!) quando fala de cachorro com dois rabos. Resumindo dois textos sobre esses exames, um meu e um da IA.

      Excluir
  3. Olá, beleza?
    Gostei de como você contou sua experiência e não precisava ser necessariamente engraçada, né? Endoscopia ou colonoscopia não têm muita graça...Já fiz duas endoscopia, a primeira há muitos anos que constatou uma gastrite leve, porém, devido a meus excessos de fast food com coca-cola me deixaram com uma gastrite crônica. Hoje evito ao máximo tudo que dizem que faz mal.
    No primeiro exame fui sedado levemente mas neste último dei uma de macho e disse que não queria sedação, podia fazer a seco! só espirraram um treco na minha garganta e mandaram ver...quando o tubo entrou bateu um pouco de desespero mas aí consegui me controlar depois.
    Se tiver que fazer de novo, nada de machezas, quero dormir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduardo, obrigado pela visita e comentário. Rapaz, você é mais um dos loucos que resolveram seguir este blog do caos e da loucura. Bem vindo! O que acontece é que eu sempre quero proporcionar algum divertimento aos eventuais leitores desta bagaça. Se conseguir pelo menos um sorriso, já fico satisfeito. Mas você tem razão, exames assim não são engraçados. E há piores, muito piores. Já ouviu falar de dilatação da uretra? Esse sim, é "O" exame. Se quiser saber como é (e desejar nunca ser necessário para você), acesse este link: https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2019/01/capitao-gancho.html. Abraços.

      Excluir
    2. tá certo, humor é sempre bom, eu mesmo procuro escrever com bom humor. e sim, eu sei o que é essa bagaça de dilatação da uretra...peço aos deuses que nunca eu precise.
      abraços.

      Excluir

COM UMA AJUDINHA DO IDEOGRAM