domingo, 30 de junho de 2024

ARIGÓ DE GALOCHAS

 
Fazendo um comentário sobre a caretice do software(?) gerador de desenho que utiliza, o Ricardo Marreta o chamou de “um chato de galochas”, termo indicativo de que o Marretão está perto de entrar na “melhor” idade (hipocrisia filha da puta), porque essa expressão deve ter surgido na época em que se usavam galochas.
 
Provavelmente sua origem está no comportamento displicente de gente metida a besta que, ao fazer uma visita a alguém, entrava na casa dos outros sem tirar as galochas sujas que cobriam seus sapatos. Mas pouco me importa seu significado, o que realmente me atraiu foi a palavra “galocha”.
 
Quando eu era criança pequena lá em Barbacena... Ops, esse bordão é do personagem Joselino Barbacena, vivido pelo pai da Gloria Pires na Escolinha do Professor Raimundo. Rebobinando (esta é das antigas!), galocha era uma espécie de “camisinha” ou “capa de borracha” que as pessoas colocavam sobre os sapatos para protegê-los da chuva e da lama.
 
Quando era uma criança pequena, pobre e invejosa eu me roía de vontade de ter também as maravilhas que meus primos ricos ganhavam e usavam. Por ser mais novo que eles, às vezes eu herdava alguma roupa que tinha ficado pequena. Sinceramente, não me lembro se herdei um par de galochas, mas sei que morri de inveja quando vi um dos primos usando. Antes de prosseguir, preciso dizer que há um equivalente caipira dessa expressão, que é “arigó de galochas” (ou "origó de galochas"), usado na casa de minha avó materna.
 
Hoje em dia chamam de galochas um par de botas ou botinhas de borracha, mas considero isso um grande equívoco, quase uma heresia. Com muita vontade de rever essa peça esquecida do vestuário masculino entrei na internet, fucei, fucei, mas só encontrava as merdas das botas e botinas atuais. Até desisti de procurar.
 
Entretanto, ao ler o termo “chato de galochas” pensei comigo: “É hoje que eu vou achar essa merda!” E achei. O que me encantou foi descobrir uma propaganda em inglês louvando as qualidades das galochas importadas do Brasil. Aí não deu outra: digitei pacientemente o texto em inglês e o resto é contado a seguir.
 
 
rubbers got you in a hot spot?
you need GALOCHA MODERNA
the modern lightweight air-vented overshoes
imported from Brazil
GALOCHA MODERNA are different. Different in a lot of ways. And right up on top of the list is comfort.
GALOCHA MODERNA are designed to let your feet “breathe.” GALOCHA MODERNA’S exclusive design lets air in while it keeps water out. Your feet feel lighter, because GALOCHA MODERNA are lighter – by almost 50%!
GALOCHA MODERNA are molded in one piece of 100% pure Para rubber, so pliable you can roll them into a fist-sized Ball. You don’t strugggle to get GALOCHA MODERNA on or take them off... and GALOCHA MODERNA hug your shoes – no matter what theyr shape.
GALOCHA MODERNA are tear-resistant and skid-proof too. Their tough Para rubber takes all the rough treatment you can give them.
GALOCHA MODERNA’S crisp, trim lines make them right for the man who would look well dressed even when it rains.
REMEMBER – in heavy weather, go light-footed in Galocha Moderna!
MOST GOOD SHOE STORES CARRY GALOCHA MODERNA. HERE IS A PARTIAL LIST:
 
Mesmo sem saber inglês, mas baseado no desenho e em duas traduções diferentes, resolvi adotar uma versão livre, uma versão jotabélica para melhor entendimento do texto em inglês. O texto original traduzido cria uma elipse gramatical ao apresentar a marca “GALOCHA MODERNA” no singular e o restante da frase no plural. Assim, a expressão “GALOCHA MODERNA” deve ser entendida como: “(As galochas da marca) GALOCHA MODERNA”... (Vai ser erúdito assim lá longe, trem!). E esta é a tradução:
 
Calçados de borracha te causam desconforto e dores nos pés?
Você precisa de GALOCHA MODERNA, as modernas galochas leves e ventiladas importadas do Brasil.
GALOCHA MODERNA são diferentes. Diferentes em muitos aspectos. E bem no topo da lista está o conforto.
GALOCHA MODERNA são projetadas para deixar seus pés “respirarem”. O design exclusivo de GALOCHA MODERNA permite a entrada de ar enquanto mantém a água fora. Seus pés se sentem mais leves, porque GALOCHA MODERNA são mais leves – quase 50% (mais leves!)
GALOCHA MODERNA são moldadas em uma peça única com borracha do Pará 100% pura, tão flexível que você pode enrolá-las em uma bola do tamanho de um punho. Você não luta para calçar ou tirar GALOCHA MODERNA... e GALOCHA MODERNA abraçam seus sapatos – não importa o formato deles.
GALOCHA MODERNA são resistentes a rasgos e também antiderrapantes. A resistente borracha de Pará suporta todo o tratamento brusco que você pode dar a elas.
As linhas nítidas e elegantes de GALOCHA MODERNA as tornam perfeitas para o homem que ficaria bem vestido mesmo quando chove.
LEMBRE-SE – em dias de mau tempo, vá tranquilo com Galocha Moderna!
A MAIORIA DAS BOAS LOJAS DE SAPATOS VENDEM GALOCHA MODERNA. AQUI ESTÁ UMA LISTA PARCIAL: (fim do texto)
  
E agora, antes da imagem da propaganda, um comentário "técnico": como foi dito na propaganda,  a lembrança que tenho é de que a galocha era molenga, preta e sua borracha teria a espessura da utilizada nas câmaras de ar de bicicleta. Além disso, um detalhe mais difícil de imaginar: se o salto do sapato for considerado "positivo" ou "macho", o salto da galocha era o "negativo" ou "fêmea". Deu para entender?

Então, já sabe: recuse imitações, pois as galochas verdadeiras são aquelas utilizadas na década de 1950 ou antes disso. E se eu não as calcei quando era criança, acabei de usá-las passados mais de 60 anos, para registrar este farelo da memória de uma época.
 

2 comentários:

  1. Jotabê!
    Homem de Deus!
    Você foi longe com essa matéria hein!
    Aqui em casa a Alice de 7 anos,
    só usa a bota de borracha dela,
    em dias de chuva, diz ela- Vóóó,
    hoje é dia de Galocha, esqueceu?
    O modelo que você mostra no
    artigo é meio parecido com o
    sapato vulcabrás, lembra?
    Tenho 6.2 e como criança pobre
    que fui, mal tinha um tênis usado,
    para ir para a escola, e tínhamos de
    ir arrumadinhos, lembra?:
    tênis ou sapato preto, meia, meninas sainha pregueada, meninos calças, camisa branca de tecido e ainda peguei um tempo de lacinhos (malditos lacinhos).
    Gente! Olha aonde sua galocha nos trouxe?
    Adorei sua publicação!
    A proposito, tem resposta pra o sr. no Espelhado.
    E esse sr. é só brincadeirinha.
    Bjins de ótima semana e maravilhoso
    mês de julho. Era um mês bom pra mim,
    quando me reunia com família amiga, por
    anos a fio, mas a vida seguiu. Continuo apreciando
    o mês de julho, mas com saudade como diz
    a canção: Eu me lembro com saudade
    o tempo que passou...(...).
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fui tão longe, "só" voltei no tempo uns 64 anos. A galocha que eu conheci e desejei era uma capa de borracha para o sapato, calçada que era sobre ele. As atuais "galochas" já existiam na minha infância, mas não sei se existia o tamanho infantil e, menos ainda, as cores. Eram botas de borracha duras e pretas, para operário usar.

      Excluir

ESTRELA DE BELÉM, ESTRELA DE BELÉM!

  Na música “Ouro de Tolo” o Raul Seixas cantou estes versos: “Ah! Mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado. Macaco, praia, ...