quinta-feira, 20 de junho de 2024

CURANDEIRISMO, PAJELANÇAS E CHARLATANISMO

 
Já disse uma vez que quem entende o real significado de “saúde” é quem a perdeu. Na mesma linha de raciocínio, quem entende o que significa uma dor intensa é quem a está sentindo ou já sentiu, pois não dá para terceirizar essas sensações – seja sua falta ou o excesso delas. A coisa mais irritante acontece quando você está rolando de dor devido a um cálculo renal, com dificuldade até de respirar e vem alguém e sugere para tomar um chazinho de folha de abacate. Eu já estive assim e fiquei até verde de tanto chá que tomei. Mas a pedra só foi removida em uma clínica de urologia, quando estava apagado com uma sedação.
 
A dor, as dores, as doenças podem ser tão temidas, que desde os primórdios da humanidade o curandeirismo, a pajelança e o charlatanismo andaram de braços dados com as boas práticas médicas.

A vantagem é que a Medicina está sempre evoluindo, descobrindo novos remédios e tratamentos, mesmo que à custa de custa do sacrifício e sofrimento de cobaias não humanas. Nesses casos, grosseiramente poderia lembrar um ditado usado por um funcionário predador que conheci em uma empresa, preocupado unicamente com sua ascensão profissional, quando dizia grosseira e descaradamente que “se o cu não é meu, pau nele”.
 
Como disse antes, a Medicina nunca para de evoluir. Quando tinha uns dezesseis anos fiz uma consulta com um oftalmologista mais velho que o rascunho da Bíblia. Durante a consulta, contou um caso ótimo para rir nos dias atuais. Disse que guardava em sua casa a “mesa de amputação” que fora de seu avô. Segundo ele, o tampo era uma prancha de madeira com uns 10 centímetros de espessura, com quatro argolas de ferro presas nos cantos da mesa. As amputações tinham este ritual: primeiro o “paciente” era embebedado com cachaça até ficar inconsciente; depois, dois escravos parrudos amarravam os pés e mãos do infeliz nas argolas de ferro e o seguravam para que o médico, fazendo uso delicado de serrote, facão ou sei lá o que separasse do corpo o braço ou perna gangrenada. Davam-se os pontos necessários para parar o sangramento e coisa e tal e a cirurgia terminava com pleno êxito. Provavelmente arrematada com o consumo da “anestesia” que tinha sobrado.
 
Um caso engraçado de curandeirismo e crendice aconteceu na casa onde nasceu meu pai. Para entender melhor a situção, meu pai nasceu em um distrito com ruas de chão batido, onde viviam não mais que mil almas. Bem no início do século XX, trabalhavam e moravam na casa de meu avô paterno duas irmãs, filhas ou netas de antigos escravos. Segundo meu pai, todos tinham por elas o maior carinho e consideração. Um dia, estranhando a ausência de uma delas, uma de minhas tias foi até seu quarto e a encontrou deitada, esfregando folhas secas de alguma planta “medicinal” na barriga exposta. Perguntada sobre a finalidade daquela pajelança, ouviu a explicação de que era um santo remédio para acabar com cólicas. Não sei se funcionou, mas fico tentado a imaginar que a coitada estava fazendo uma espécie de peeling pré-histórico na barriga.
 
Mas o que pega mesmo é a presença ainda hoje do charlatanismo mais nocivo e mais abjeto. Um exemplo recente, de triste memória, foi a defesa do uso da cloroquina para salvar as milhares de pessoas atingidas pela Covid, que estavam morrendo sem poder ser vacinadas. Nem preciso citar nomes, pois até as emas de Brasília conhecem essa triste história. Mas deixemos essas lembranças para serem registradas e imortalizadas em livros de História.
 
Este assunto talvez continue em algum dos próchimos posts, quando falarei rapidamente dos exames a que fui submetido hoje, pois estou sem vontade de escrever sobre isso. Hasta la vista, baby!

4 comentários:

  1. Talvez no meu blog, se eu não esquecer, eu coloco uma coisa sobre doenças e diagnóstico e tratamento. Provavelmente irei esquecer, mas pode ser que não.

    ResponderExcluir
  2. Amanhã eu devo publicar um post sobre meus exames de hoje, mas tenho andado com tanta preguiça e sem inspiração que provavelmente sairá um texto merda e sem graça. Vamos ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes pode ser depressão. Cuidado com isso. E o senhor já não precisa mais ser tão exigente consigo mesmo. Às vezes menos é mais.

      Excluir
    2. Provavelmente é, mas a falta de inspiração ajuda muito.

      Excluir

MAIS BARATO QUE BANANA EM FIM DE FEIRA

PECHINCHA Gentem! A partir de hoje e até o dia 01/10 o mais novo pimpolho da família Jotabê poderá ser baixado de graça! Depois do período 0...