quinta-feira, 13 de junho de 2024

MR. SANDMAN, BRING ME A DREAM


Não sei bem explicar por que a música "Mr. Sandman" exerce um fascínio tão grande sobre mim. Ela me faz lembrar de filmes da Sessão da Tarde, matinês no Cine Metrópole, suco de maçã, milk-shake sabor abacaxi com leite de coco... Prazeres inocentes e, principalmente, suaves e delicados.

Eu a ouvi pela primeira vez ao acordar de madrugada. Na televisão do nosso quarto (ela fica ligada a noite toda), a Globo exibia um filme ambientado na década de 1950. O som estava alto, dei uma olhada no filme, mas não me interessei, pois estava querendo voltar a dormir (nessa época eu tinha um sono muito bom). Foi quando essa música começou. Tinha aquele toque nostálgico das músicas dessa década e era interpretada por vozes femininas magnificamente harmonizadas.
 
A música era tão linda que acabei ficando acordado até o filme acabar, só para ver nos créditos finais seu título. Chamava-se "Mr. Sandman" e teria sido originalmente gravada pelo grupo vocal The Chordettes, uma espécie de Spice Girls da década de 1950.
 
Depois disso, um de meus filhos encontrou uma versão instrumental magnífica e eu descobri no YouTube um vídeo com uma versão atualíssima feita pelo grupo Foxes and Fossils, com o mesmo arranjo das Chordettes. Gostei tanto que publiquei o link desse vídeo aqui no blog (recomendo!).
 
Hoje, por acaso, encontrei no YouTube a versão instrumental que meu filho um dia baixou para mim. O intérprete é (era) um excelente guitarrista e ídolo do Mark Knopfler, tendo gravado uma penca de álbuns. Curiosamente, ele fez parte da banda de apoio do Elvis Presley (para mim, isso conta como ponto negativo). E essa versão que compartilho hoje é a melhor de todas as que encontrei no YouTube.
 
O dedilhado é delicadíssimo e cheio de variantes à linha melódica original. Por isso, se alguém quiser ouvir uma música agradável e suave como suco de maçã, acesse o link abaixo. E antes que eu me esqueça (estou esquecendo de tudo!), o cara chama-se Chet Atkins.




5 comentários:

  1. Boa noite, voltei cm meu blog, só estou avisando
    https://umbrasileirogay.blogspot.com/
    Não é obrigado, mas eu me sentiria feliz se visse você lá

    ResponderExcluir
  2. Não tem nada a ver com a postagem. Estou lendo o link que me enviou e ele virará uma postagem. Amanhã ou sábado, no mais tardar.

    ResponderExcluir
  3. Estou ouvindo a música. É muito boa. Esse tipo de música não está muito alta ultimamente, não sei o motivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez a explicação seja a mudança permanente nos costumes e gostos da população. Hoje, quem gosta de rock, por exemplo, é gente mais velha. E o rock já foi super transgressor! Se quiser ouvir uma simpaticíssima versão cantada desta mesma música, entra neste link. Quatro moças vestidas de pijama e abraçando travesseiros (as “foxes”) reproduzem lindamente o arranjo vocal original. E os músicos (os “fossils”) são uns cinco velhos. Sou suspeito para falar, por gostar demais desse tipo de música.
      https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2021/04/mr-sandman-foxes-and-fossils.html

      Excluir

ESTRELA DE BELÉM, ESTRELA DE BELÉM!

  Na música “Ouro de Tolo” o Raul Seixas cantou estes versos: “Ah! Mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado. Macaco, praia, ...