segunda-feira, 3 de junho de 2024

GUERRA CIVIL - MIGUEL TORGA

 
A melhor descoberta que fiz recentemente foi não me sentir obrigado a escrever textos líricos, emocionados, divertidos ou "emocionantes", nem ter mais a necessidade de ser engraçado, sedutor, original ou criativo. Livre dessas amarras que eu mesmo criei para mim, estou tranquilo e feliz por publicar o que outras pessoas escreveram ou disseram de forma muito mais elegante do que eu jamais conseguiria. Isso significa que o marcador "Produção Terceirizada" vai inchar muito.
 
Foi no Facebook (alô, CatiahoAlc!) que descobri este poema de um autor de quem nunca tinha ouvido falar. Para dizer a verdade, eu nunca ouvi falar da maioria dos escritores e poetas que existem ou existiram neste mundo de meu Deus.

E o autor é Miguel Torga. Segundo as boas línguas, Adolfo Correia da Rocha, conhecido pelo pseudônimo Miguel Torga, foi (faleceu em 1995) um dos mais extraordinários poetas e escritores portugueses do século XX. 
Lêaí

 
É contra mim que luto
Não tenho outro inimigo.
O que penso
O que sinto
O que digo
E o que faço
É que pede castigo
E desespera a lança no meu braço
 
Absurda aliança
De criança
E de adulto.
O que sou é um insulto
Ao que não sou
E combato esse vulto
Que à traição me invadiu e me ocupou
 
Infeliz com loucura e sem loucura,
Peço à vida outra vida, outra aventura,
Outro incerto destino.
Não me dou por vencido
Nem convencido
E agrido em mim o homem e o menino.

11 comentários:

  1. Se jogar no modo Metal Rock, dá uma boa música no Suno I A - Boa semana, Jotabê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro que eu não entendi nada!

      Excluir
    2. Existe uma inteligência artificial chamada SUNO. Você dá um copia e cola nesse poema e ela faz dele um música. Há ainda meios de você configurar algumas coisas, como o estilo, por exemplo, ou escrever como deseja que seja interpretado o texto. Essa empresa já abocanhou mais de 125 milhões de dólares e está na mira da Sony e demais estúdios fonográficos porque está todo mundo criando suas músicas e agora as gravadoras querem lucrar também.

      Excluir
    3. Tomei liberdade de brincar com o poema lá. Olha como saiu a música, espero que consiga abrir aí.
      https://suno.com/song/af6f471f-ba7a-42ae-be0f-4ce7a9b120fe

      Excluir
    4. Ficou espetacular! A voz é sua?

      Excluir
    5. Não. Da inteligência artificial.

      Excluir
    6. Você pode pegar um texto teu, colocar lá, dar uns comandos, e pronto, tem a música pronta num instante. Se não gostar,, tente outras e outra vez assim vai.

      Excluir
    7. Qual é o caminho das pedras?

      Excluir
    8. Acho que é esse. Digite Suno A.I no notebook e entre com sua conta Google... É assim. No Notebook é mais funcional. Tem coisas que não funcionam no celular.

      Excluir
    9. Já descobri o caminho das pedras. E só uso computador. Obrigado!

      Excluir

A ÚLTIMA TRINCHEIRA

  Em 2021 eu publiquei o poema “O medo em seus domínios”. Falando sinceramente, mesmo que não seja a minha predileta, é uma das poesias de q...