terça-feira, 25 de junho de 2024

O CHARLATÃO DA IA

 
O assunto ChatGPT está dando quase tanto ibope quanto o show da Madona na praia de Copacabana! O leitor Eduardo Medeiros disse ter “atualmente uma relação de amor e ódio com a IA”. O Ricardo Marreta foi curto e grosso ao chamar de charlatão o ChatGPT. E ainda bateu boca com ele (bateu unilateralmente, pois até onde sei a IA não tem boca). E o Ryk@rdo, nosso Camões do século XXI, disse simplesmente nem saber o que é o ChatGPT, ao que o Marreta retrucou:
 
- Pois, Ricardo, um conselho: podes morrer sem saber.
 
O leitor Fabiano Caldeira também tem seus considerandos sobre esse assunto, mas não consegui localizar seus comentários.
 
De minha parte já disse e repito que o chato do GPT é um software caretão, moralista e, principalmente, canastrão, pois os textos e poesias que pedi para que fizesse ficaram horríveis e piegas, mesmo que o tempo de resposta gasto tenha sido inacreditavelmente curto. Mas gosto de usá-lo para correções gramaticais, avaliação de estilo ou como fonte de pesquisas mais difíceis de achar no Google.
 
Para acabar com esse assunto, resolvi fazer este post para apresentar ao Ryk@rdo seu concorrente na arte de fazer sonetos. Ao lê-lo, meu amigo lusitano poderá dormir em paz. E a todos os que malham essa IA, diria que é melhor ter uma inteligência artificial na mão que uma burrice natural dentro da cachola.
 
E o equivalente “poético” deste texto que acabaram de ler é este soneto, assim encomendado:
 
“Por favor (eu sou gentil até com um software), poderia transformar este texto em um soneto?” E o resultado obtido foi este (em trinta segundos):
 
O ChatGPT, tal qual show na praia visto,
Ganha ibope como Madona encanta,
Eduardo com amor e ódio misto,
Já Marreta o chama de charlatão e espanta.
 
Discutem com a IA, boca não tem,
Ryk@rdo, Camões moderno, o desconhece,
Marreta avisa: "Morrerás sem saber, meu bem",
Fabiano some, mas sobre o tema tece.
 
Eu digo e repito, com veemência,
Que o chato do GPT, caretão,
Faz versos horríveis, com eficiência.
 
Porém, serve bem para correção,
Estilo avaliar, pesquisa em carência,
Melhor que burrice na mão.

2 comentários:

  1. Rapaz, eu chamando homem de "meu bem?
    Esse gpt tá querendo se vingar de mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se descontrole. Faça como ensinou a Marta Suplicy, "relaxa e goza".

      Excluir

BONECÃO DO POSTO

  Nunca soube e agora sei menos ainda falar bonitezas como sabe fazer o titular do blog A Marreta do Azarão. O problema é que ele assestou s...