terça-feira, 11 de junho de 2024

SÓ POR DIVERSÃO

Hoje, mais do que em qualquer outra época da minha vida, sinto uma preguiça mental e física de aprender qualquer coisa nova. Admito que esse não é um comportamento muito nobre, mas fico impaciente se demoro mais de três minutos para entender como ligar um aparelho novo, usar um novo aplicativo ou até mesmo abrir uma caixa de bombons ou biscoitos sem espalhar o conteúdo por toda parte. Sou uma besta, enfim.

Foi exatamente isso que aconteceu quando recebi do leitor Fabiano Caldeira a dica de uma nova IA para criação de músicas. Entrei no site (previsivelmente em inglês), tentei criar uma música com um texto escrito por mim, mas me exasperei ao não entender o que fazer e desisti em apenas três minutos. Creio estar vivendo tal como cantado pelos Titãs: “só quero saber o que pode dar certo, não tenho tempo a perder”.

Irritado com meu insucesso, decidi seguir a sugestão da minha mulher: pedir à SUNO AI uma música utilizando os versos de uma canção conhecida. Ela sugeriu a letra de “Garota de Ipanema”, mas não me animei muito, pois não tenho paciência para ouvir novamente uma música que já ouvi umas trezentas mil vezes.

Em vez disso, resolvi utilizar como letra o “Soneto da Fidelidade”, apenas declamado pelo Vinícius de Moraes. As duas primeiras versões criadas com a escolha de “bossa nova” como estilo musical ficaram horríveis. Então, tentei criar uma música usando a opção “jazz”. Uma das duas versões também ficou um lixo, mas a segunda ficou bacaninha, apesar da voz horrível utilizada. E essa é a diversão do dia. Escutaí.



2 comentários:

  1. OK, Jotabê... Ouvi a música com o devido apreço. Muita bonita. Legal ter colocado Vinicius de Moraes pra ver como é que fica. Essa ferramenta é bem legal pra brincar ou pra consumirmos apenas para nó mesmos em nossos lares, sem nenhum fim comercial.
    Pois é... Depois de gastar um bom tempo estudando a plataforma, descabelando ela (mais do que descabelo "meu palhaço") descubro que essa finalidade gratuita que a gente usa não pode ser comercializada. Nem se eu colocar em um canal do YouTube, esperando monetizar, não monetiza, A NÃO SER QUE eu faça uma assinatura, daí passo a ter direitos de comercializá-la e usar aonde quiser, sem problemas.
    Além disso, a autoria não é minha. Nem no modo gratuito nem na assinatura. Apesar de poder comercializar ela e fazer o que quiser, não posso agir como se eu fosse o criador, vez que somente as letras são minhas.
    Eu sabia que estava bom demais pra ser verdade.
    Foi um balde de água fria aos 45 minutos do segundo tempo a respeito de um vídeo que terminei pra me exibir a alguns contatos na Internet hoje à noite. Contatos que me deram uma foto com seus pares para serem homenageados no vídeo. Agora vou ter que reeditar para deixar claro que o vídeo não tem finalidade comercial e vou ter que retirar meu nome como criador...
    Aí você vai me perguntar porque eu faço essas coisas. Eu acho sou doente mental (você deve estar pensando: Ah, que gracinha, ele ACHA, eu tenho CERTEZA...) AH, AH! O bom é que ridicularizo a mim mesmo.
    Assinar me é inviável. Fiz as contas: custam mais de 500 reais (com o dólar de hoje) e não parcelam.
    Demorou, mas caí na real.
    Ser pobre é uma %##&&$@
    Um abraço, meu caro. Você tá me fazendo ter vontade de voltar pro blogger...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria de te incentivar a voltar com seu blog, mas seria leviano, pois em mesmo tenho sentido vontade de pular fora deste barco (o barco continua, mas o piloto pula fora). Ainda não me decidi. Quanto à Suno, nunca tive vontade de monetizar nada (nem sei como se faz isso) e, claro o que me interessa é ver os textos que escrevi serem musicados, mas os resultados PARA MIM são decepcionantes. Então, só serve para passar o tempo enqunato seu lobo não vem.

      Excluir

MAIS BARATO QUE BANANA EM FIM DE FEIRA

PECHINCHA Gentem! A partir de hoje e até o dia 01/10 o mais novo pimpolho da família Jotabê poderá ser baixado de graça! Depois do período 0...