quinta-feira, 19 de maio de 2022

GEMININIÑAS 03

 
Publiquei recentemente aqui no blog a transcrição de situações divertidas que os pais de duas de minhas netinhas contaram. Talvez alguns leitores possam achar esses casos piegas, desinteressantes ou falta de assunto. “E eu vos direi no entanto” que estão enganados. E o motivo é simples. Só registro o que acho divertido ou surpreendente. Além disso, uma coisa é certa: esses pequenos diálogos e frases ditas por quem ainda fala naquele tatibitate próprio das crianças muito novas são não só deliciosos para mim, como preciosos para que seus pais e elas próprias possam um dia recordar essa época.
 
Não fiz isso com nossos filhos e me arrependo muito dessa imprevidência. Por isso, repito a dica que dei no segundo dos posts Gemininiñas aos pais e mães de crianças pequenas (espero que aconteçam vários posts):
 
Registrem, anotem, escrevam tudo o que os pimpolhos disserem e que os façam ficar de queixo caído, emocionados ou rolando de rir. Tenho certeza de que não se arrependerão.
 
Hoje, pedi à minha mulher que mandasse via zap algumas dessas tchutchuquices que ela havia guardado há mais tempo. Todos os casos foram narrados por minha filha do coração e mãe de outra dupla de netinhas. Os dois primeiros aconteceram quando elas ainda eram bem novinhas e o terceiro caso é recente (hoje já são senhoras de três anos de idade). Lembro também que os apelidos não são os realmente utilizados por elas.
 
 
Lulu chega correndo na cozinha e solta:
- Caraca!
Eu, incrédula com aquele serzinho que sequer chegou aos dois anos de idade:
- Caraca???
Ela, arregalando os olhos como quem conta a maior das fofocas:
- Muito caraca!
(provavelmente deve ter dito "calaca")
 
 
 Aquele momento em que fico na dúvida entre ensinar a falar a palavra ou deixá-la daquele jeito erradinho e todo fofo por mais algum tempo...
Ela aponta o dedinho e diz:
- Igomes!
- Ah, é micro-ondas, amor! Repete para a mamãe: MI-CRO-ON-DAS (falo pausadamente).
E ela imediatamente, imitando minhas pausas e entonação:
- I-GO-MAS!
Já melhorou...
 
 
A gente apaga a luz do quarto para elas mamarem e deixa acesa a luz do corredor, pois depois da mamadeira, temos que escovar os dentes. Aí a Lelê falou:
- Papai, deixa aquela luz acesa?
- Não, Lelê, é hora de dormir. Tem que apagar a luz para descansar os olhinhos
- Papai, mas eu não gosto tudo escuro.
- Ô, Lelê, assim que é bom para dormir! Papai adora dormir no quarto bem escuro.
- Papai, então deixa o seu escuro e deixa o nosso clarinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALORS, T'AS DIT OU T'AS PAS DIT?

A primeira das três postagens dedicadas aos aforismos de Voltaire começa com uma frase a ele atribuída, só que não! Como foi perseguido e pr...