terça-feira, 17 de maio de 2022

ESOJ

 
Outro dia acordei pensando em como deve ser estranha uma realidade paralela à nossa, refletida como em um espelho, onde o esquerdo vira direito e o direito esquerdo. Até pensei em tentar escrever um conto sobre isso, mas percebi que esse tipo de assunto está mais visitado que puteiro em fim de semana. Além disso, escrever ficção é chato demais, pois você precisa imaginar situações que não existiram, etc. Por isso, “para variar” (até por ter algum conhecimento acumulado sobre o "assunto"), pensei em falar de mim mesmo, ou melhor, do que minha imagem rebatida diria de mim ou o que eu esperaria de um clone pelo avesso. E saiu este texto:


Você já pensou alguma vez em como seria curioso um universo paralelo ou mesmo só um planeta onde tudo fosse a imagem espelhada do que existe na Terra? Não se preocupe em se desculpar dizendo ter coisas mais importantes ou urgentes para pensar que em uma bobagem como essa, tudo bem. Mas muita gente já deve ter pensado nisso. E o resultado desses devaneios podem ser livros, filmes e até histórias em quadrinhos. Caso, por exemplo, do planeta em forma de cubo onde nasceu Bizarro, um Super-Homem tosco e esquizofrênico (deve ser de lá que tiraram a terra plana).
 
Hoje, em mais uma das minhas madrugadas com sonhos e pesadelos esquisitíssimos, acordei com a palavra Esoj na cabeça. Quando era criança ou adolescente às vezes escrevia meu nome ao contrário, só para ler a maluquice assim formada. E Esoj, como já deu para perceber, é José ao contrário. Fazia isso também com o nome dos irmãos, dos pais e tios, demonstrando assim a mais absoluta falta do que fazer.
 
Enquanto alternava a vigília com o sonho, comecei a tentar imaginar esse universo paralelo, esse mundo onde vivesse Esoj, meu clone espelhado. Aliás, não seria um clone, mas alguém em tudo um oposto de mim mesmo.
 
Seria, talvez, do sexo feminino? Não, não chegaria a tanto, pois não me agradou a ideia de passar de “consumidor” a “fornecedor”. Esses termos (machistas, diga-se) foram usados por um conhecido, um garanhão incorrigível, quando comentou com um sorriso sacana no rosto que por ter tido apenas filhas, mudara de status, tinha passado de consumidor a fornecedor. Frase de garanhão filho da puta, lógico.
 
As alterações físicas deveriam ser menos perceptíveis, pois determinantes mesmo seriam as mudanças comportamentais. Mesmo assim um Esoj sem a pinta cabeluda no rosto e com cabelos lisos seria divertido, pois os apelidos Pintinha, Zé da Pinta e Mancha Negra perderiam o sentido. E o cabelo naturamente liso aboliria as toucas de meia feminina da adolescência (que tornavam o resultado alcançado muito pior e mais ridículo que os cabelos naturalmente anelados).
 
E o nome? Talvez tivesse evitado gozações se a junção do sobrenome de um bisavô materno com o de meu pai resultasse no inofensivo Martins Pinto, em lugar do Botelho Pinto de duplo sentido (meu irmão economizaria o trauma e a grana provavelmente gasta para tirar o Botelho do nome). Mas não livraria o "clone" de ser convocado por um chefe sem noção, quando ele dissesse em voz alta, audível em quase todo o andar: "Ô Pênis, dá um pulinho aqui”.
 
As mudanças comportamentais e novas escolhas é que definiriam o Esoj. Creio que as mais importantes seriam estas:
 
- Ele seria menos tímido e inseguro na infância e juventude. Isso certamente influenciaria positivamente nos seus relacionamentos com o sexo oposto.
- Não teria cursado engenharia, mas economia. E, obrigatoriamente, seria um cu de ferro na faculdade, mas chegado a uma esbórnia fora dela. Talvez até gostasse de cerveja!
- Não se casaria tão cedo nem com a mesma garota (pois não a teria conhecido). Provavelmente se casaria com alguma paixão de juventude, não tão linda como minha mulher. E já estaria divorciado. Provavelmente teria filhos, mas, infelizmente para ele, não os “Fab Four” que alegram e dão sentido à minha vida. Fazer o quê, não é mesmo? Como disse o Vinícius, “se não os temos, como sabê-los?”
- Toparia trabalhar em qualquer canto do Brasil, em vez de manter-se acorrentado à cidade onde nasceu.
- Teria se dedicado exaustivamente a ser um profissional de altíssima performance (o que provavelmente seria a causa do divórcio) e mega bem remunerado.
Não teria medo de andar de avião e conheceria todos os países de cultura ocidental (o resto só através de documentários).
- Seria fluente em inglês, italiano e até mesmo em alemão e moraria depois de aposentado em uma cidadezinha da Itália.
 
Ou seja, seria em tudo diferente de mim e do Jotabê do Blogson (que talvez nem tivesse sido criado). Não sei se mais ou menos feliz, mas totalmente diferente.
 
Já completamente acordado, fiquei pensando na total impossibilidade de imaginar todas as consequências, desdobramentos e ramificações de cada uma dessas escolhas. Mal comparado, seria o mesmo que eu tentar resolver o cubo de Rubik, que, segundo as más línguas, possibilita 4,325 x 1019 combinações diferentes - e só uma solução.
 
Refletindo sobre isso, ocorreu-me a ideia de que a Vida é como um cubo de Rubik que cada pessoa recebe no nascimento e que deve tentar resolver. Entretanto, poucos são os que conseguem deixar cada um dos seis lados apenas com uma única cor.
 
E já que comecei falando de universo paralelo, se existisse um Esoj, eu o imaginaria um idoso de olhar tristonho e angustiado. Mas, claro, isso é só um delírio meu, pois o retrato de Jotabê é o santo graal do blog.


 

6 comentários:

  1. Rapaz, também criou coragem de mostrar a cara?
    Pra ser sincero, pelo que você sempre autodescreveu, pensei que você fosse mais feio. Até que não chega a matar criancinha de susto, não!!!
    E falando (ou tentando) mais sério, a foto ficou bem legal, bem expressiva. O que você está expressando nela, nem desconfio, mas que tá expressiva, tá!

    ResponderExcluir
  2. Jotabê, confesso que te imaginava bem diferente pelo que sempre li por aqui.
    Sobre seu comentário no Latíbulo, escrever também é pra mim uma forma de terapia e autoconhecimento. O ciclo que se encerra que você citou, é em relação a que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. "me sinto com noventa anos e esse é o motivo de ter me exposto, pois me sinto no final da vida, no final do blog". Esse é o ciclo a que me referi. Creio não ter mais nada de útil, criativo ou interessante a dizer. E esse é o fim da vida útil do blog. Continuará a existir, continuarei tentando postar alguma coisa, mas o blog e eu somos como que um satélite enviado ao espaço cuja bateria está no final do final.

      Excluir

ALORS, T'AS DIT OU T'AS PAS DIT?

A primeira das três postagens dedicadas aos aforismos de Voltaire começa com uma frase a ele atribuída, só que não! Como foi perseguido e pr...