quarta-feira, 24 de março de 2021

UM LEGÍTIMO BLOG DE AMENIDADES

 
Tarso de Castro foi um dos fundadores do icônico O Pasquim, tabloide que fez e aconteceu durante a década de 1970. Em 1971 afastou-se da sociedade e criou um jornalzinho em formato de revista com o título “JA – Jornal de Amenidades”. Não sei por qual motivo esse jornalista desligou-se do Pasquim, mas um sujeito por quem a atriz norte-americana Candice Bergen (no auge de sua beleza) foi apaixonada está dispensado de dar explicações. E nem é esse assunto o tema do micro-post de hoje.
 
Lembrei-me hoje do jornalzinho-revista "JA", ao me dar conta de que o Blogson está muito chato, ou melhor, que EU fiquei muito chato. Desde que foi criado eu enxergava o blog como uma espécie de “Almanaque do Biotônico”, um costurado de piadas sem graça, desenhos mal feitos, lembranças pessoais sem nenhum filtro, coisas assim. Seria, portanto, um autêntico “BA – Blog de Amenidades”, versão digital do extinto JA – Jornal de Amenidades.
 
Mas o tempo e os políticos afetaram um pouco essa rota, pois comecei a criticar as falas, as atitudes, decisões e patetices primeiro cometidas pelo Lula, substituído tempos depois pela Dilma, pelo Temer e, agora, pelo Bozo. Mas isso me incomoda, pois nunca planejei transformar o Blogson em palanque para nada ou para ninguém nem usá-lo para catilinárias pessoais. Pensando bem, se tivesse feito isso ficaria igual ao bíblico João Batista: “a voz que clama no deserto”.
 
Quando muito, sempre optei pela ironia – mesmo que às vezes enraivecida -, pelo trocadilho infame, coisas assim, bem a cara do Blogson. Mas a pandemia acentuou muito minha irritação, meu desespero, minha ansiedade, tirou minha espontaneidade e vontade de viver e me fez (com máxima razão) deplorar falas, atitudes e decisões, a detestar e criticar mais acidamente um presidente em quem votei, voto que me enche de vergonha e arrependimento.
 
Por isso, peço sinceras desculpas aos que ainda se aproximam do blog, aos que ainda conseguem ler os textos de terceiros que transcrevo ou os que tenho escrito ultimamente.  O que hoje salva o Blogson são os posts da época de sua criação e que tenho movido para os dias atuais. São esses que têm a verdadeira cara do blog que imaginei, um legítimo BA – Blog de Amenidades. Mesmo que ninguém os aprecie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTRELA DE BELÉM, ESTRELA DE BELÉM!

  Na música “Ouro de Tolo” o Raul Seixas cantou estes versos: “Ah! Mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado. Macaco, praia, ...