quinta-feira, 11 de março de 2021

FALTA DO QUE FAZER DÁ NISSO

Eu estava pensando em algumas das músicas do Milton e lembrei-me de uma frase do Bertolt Brecht que aparece em um de seus discos ("Geraes", se não me engano), não sei se apenas impressa na capa, no encarte ou dita em uma das faixas. Eu gostei muito quando a li (ou ouvi) pela primeira vez. Ela é assim:

“Hay hombres que luchan um dia y son buenos. Hay otros que luchan un año y son mejores. Hay quienes que luchan muchos años y son mui buenos. Pero hay los que luchan toda la vida, esses son los imprescindibles.”
Bertolt Brecht

Legal, né? Aí me ocorreu uma piadinha, que apresento como "frase do dia":

“Há homens que lutam um dia e são bons; há outros que lutam um ano e são melhores. Há aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Porém há os que lutam toda uma vida, esses são os profissionais de UFC e MMA.”
Bê told "Bitch!"

(16/09/2014)


18 comentários:

  1. Quer passar mais um pouquinho de raiva?
    https://f5.folha.uol.com.br/cinema-e-series/2021/03/como-pepe-le-gamba-conheca-outros-personagens-classicos-que-foram-cancelados.shtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. daqui a pouco vão "cancelar" todos os livros do Monteiro Lobato, infantis e adultos. Foda! Vamos chegar no ponto de fazer humor só para crianças de dois e trêss anos. Foda de novo!

      Excluir
    2. Em relação aos livros do Monteiro Lobato, tem gente tentando isso já há algum tempo.
      Eu tenho a coleção completa dele, comprado por meu pai quando eu tinha 7 anos. Guardo-a muito bem. Mais bem protegida que os seus calcanhares.

      Excluir
    3. pelo que me lembro, parece que os livros foram adquirindo mais sabor e complexidade. "A Chave do Tamanho" é genial. Idem "Os Doze Trabalhos de Hércules". Quando meus filhos mais velhos eram pequenos, tentei ler à noite para eles, mas desisti, pois ou arregaçava a garganta ou dormia no meio da leitura.

      Excluir
    4. acho triste censurar
      daqui a pouco ninguem vai poder ler os gregos :)

      brincadeiras a parte, faz sentido o cancelamento - a visão de mundo mudou e empresas querem lucros e não se envolver em discussões políticas pouco produtivas

      Excluir
    5. Eu diria que as empresas sempre buscaram "não se envolver em discussões políticas pouco produtivas", pois o neg´~ocio delas sempre foi a busca do lucro (que segundo li em algum lugar seria a "remuneração do risco" - quanto maior o risco que se corre maior é o lucro que se espera, etc.). Mas o problema é o desrespeito pela obra artística ou literária do passado. Acredito que as obras literárias"inconvenientes" deveriam trazer na capa alguma coisa como os maços de cigarros, tipo"esta obra foi escrita em uma época onde manifestações e humor de cunho racista, sexista ou xenofóbico não eram consideradas inaceitáveis. Leia esta obra com este pensamento na cabeça". Leria quem quisesse e pudesse, assim como fuma quem quer. Que acha?

      Excluir
    6. "desrespeito pela obra artística ou literária do passado." - não vejo desrespeito.

      elas são um produto para as empresas de hoje e duvido que algum estudioso tenha dificuldade de encontrar atualmente a obra na íntegra para seu trabalho acadêmico

      só acho desrespeito quando há alteração da obra, mas não quando ela não é mais veiculada por meio físico ou digital.

      o anacronismo é um problema que resulta da baixa escolaridade da maior parte do público, então o jeito é limitar a veiculação de certas obras

      só não implicam com sócrates ou platão pq eles não são lidos.

      monteiro lobato pelo menos ainda tem resquícios de presença na mídia televisiva e na escrita

      não gosto de apelar para teorias conspiratórias, mas acho as vezes me parece que há um plano de emburrecimento global em andamento, pois não vejo problema em conviver com as diferentes visões de mundo de cada época.

      curioso, porque não cancelam a bíblia? ela é cheia de passagens grotescas para o padrão atual. acho que ninguém leu o antigo testamento, hehe. só sabem o que passou na TV record

      Excluir
    7. "esta obra foi escrita em uma época onde manifestações e humor de cunho racista, sexista ou xenofóbico não eram consideradas inaceitáveis. Leia esta obra com este pensamento na cabeça"

      acho que o bom leitor não precisa desse aviso e o mal leitor não vai entender o que está escrito nele. :)

      Excluir
    8. Tenho um pensamento parecido com o seu. O desrespeito a que eu me referi é justamente a alteração ou supressão de palavras ou trechos em desacordo com a visão atual. E o mau leitor não lê. Mas esse emburrecimento também me deixa triste. Agora, quanto à Bíblia, já tive o desejo de ler tudo, de cabo a rabo. Li dois "livros":o Evangelho de São Mateus (bem legal) e o Gênesis. Fiquei espantado com o Gênesis, pois aquilo lá é mais uma crônica policial. Acabei lendo duas vezes, pois não sei se já ouviu falar, mas o Robert Crumb quadrinizou fielmente o Gênesis inteiro. É bem divertido. Ganhei de um dos filhos.

      Excluir
    9. Já ouvi falar da obra de Crumb, um dia tenho que ler
      depois de anos na igreja fiquei cansado da biblia, ainda que seja um compêndio admirável
      ainda voltarei a estudar o tema, mas pela história judaica ou coisa parecida

      Excluir
    10. Eu desisti da ideia ler tudo. Comecei a ler o Levítico e imediatamente pensei no edir macedo, pois fala sobredonativos, contrução de templos, etc. Pulei fora antes de acabar e não tenho maisnenhum interesse nessa leitura.

      Excluir
    11. uma coisa q as vezes faço é ler livros sobre livros
      assim consigo uma boa sintese do conhecimento ainda que não venha a ler o original na íntegra ou simplesmente torna mais palatável original
      livros clássicos com comentários tb ajudam

      Excluir
    12. Quando eu era criança a revista "Seleções do Reader's Digest" publicava uma versão resumida de livros americanos. Eu achava bem legal. Li também uma "versão infantil" (ou parcial) das Viagens de Marco Polo e das Aventuras de Gulliver. Já adulto li a versão integral do Gulliver e achei muito massa.

      Excluir
    13. bem, continue aprofundando a leitura

      Excluir
    14. Eu gosto muito de ler livros de papel. Tanto que nos últimos anos os filhos só me dão livros como presente de natal ou aniversário. Um deles é o do Robert Crumb de que falei. Foda é arranjar espaço para todos. Um dia sugeri à minha mulher fazer uma doação de livros antigos que ninguém mais leria (livros de autores estrangeiros comprados uma vez numa "baciada de fim de feira" (comprei 20 ou mais a preço de banana), mas ela reagiu, dizendo que eram seus livros (ela é acumuladora light). Agora tem livro até em meu armário de roupas. Mas é bom.

      Excluir
    15. Estou pensando em pedir à minha tia os livros que restaram de um ataque de cupim, livros que li ou que ainda pretendo ler. Como ela é solteira, bem que poderia deixá-los para mim de herança. Só não sei como abordar o assunto com ela, pois pode achar que estou "agourando" (alguns dizem "gorando") sua morte.

      Excluir
    16. arranje um kindle e seja feliz sem se preocupar com espaço na estante

      Excluir
    17. Já me falaram mesmo sobre isso. Valeu!

      Excluir

ANIME-SE, JOTABÊ!

  Fiquei muito feliz depois de publicar o primeiro e-book com 60 poesias escritas ao longo de 10 anos de blog, pois tinha passado de bloguei...