domingo, 29 de novembro de 2020

BOTA LENHA - FERNANDO BOCCA

 
No início da década de 1970 dois amigos inseparáveis perambulavam pela zona sul de BH e frequentavam alguns dos mesmos lugares onde eu ia. Tinham cara de maconheiros ricos ou, no mínimo, remediados, ao contrário de mim, um bobalhão pobre, pobre de marré deci. Nunca conversei com eles, mas tinha um pouco de inveja secreta dos dois, pois aparentavam ser o que eu nunca fui. Mas um pouco de acaso fez com que eu ficasse sabendo mais dessa dupla.
 
Outro dia, pentelhando o Facebook, minha mulher me mostrou uma foto com dois jovens sorridentes e perguntou se eu me lembrava de um deles. – “Claro!”, foi a resposta. Aliás, lembrava-me dos dois, pois eram os amigos mencionados. Um deles é professor, poeta, escritor e sei lá mais o quê, foi casado com a irmã de um conhecido nosso e deu aula no mesmo colégio onde minha mulher era professora. O outro da foto morreu há muitos anos. Era músico, cantor e compositor. Teria morrido de cirrose, pois “bebia demais”, segundo um amigo músico que tocou com ele em algum show.
 
Até agora o assunto não engrenou, mas a culpa não é totalmente minha. Esses dois do retrato foram jovens quando eu também era. E é isso que motivou este post ligeiramente melanchólico. Como cantou o Charles Aznavour, Hier encore, j'avais vingt ans.
 
Voltando ao músico, creio que ele chegou a gravar alguns compactos e participações em LPs coletivos. Uma dessas músicas tocou no rádio, mas imagino que tenha sido um sucesso apenas local. Mesmo assim, em homenagem à juventude daqueles que a tiveram um dia e à daqueles que ainda não a perderam, resolvi divulgar essa melodia aqui no blog depois de encontrá-la no Youtube, postada pelo filho do cantor. Talvez não se equipare às canções do Clube da Esquina, mas pode ser mais uma música desconhecida para a lista de alguns amigos e amigas virtuais que apreciam a música nacional. Olhaí.

 


4 comentários:

  1. Rapaz,de fato a música não é de todo mal. Música de hippie maconheiro, deixa queimar a noite inteira.
    Aposto que ele deve ter tocado no Show Engenharia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! Aquilo lá foi um show de canastrice e amadorismo.

      Excluir
  2. Conheci Fernando Bocca quando trabalhei com o Dirceu Pereira, no Povo na TV, em 1982! Gravei a letra da música e nunca mais esqueci! Ele tinha aquele estilo hippie chic, super simpático e descolado, leve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que barato! Ele e o Rodrigo Leste estavam sempre juntos. Adorei seu comentário!

      Excluir

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...