sexta-feira, 6 de novembro de 2020

PESQUISA HISTÓRICA

 
O texto de hoje tem a característica de boa parte ou quase tudo do que foi publicado aqui no Blogson: fala de mim, de minhas lembranças. Talvez isso possa ser considerado uma espécie de jotabecentrismo, mas tenho certeza de que um leitor em particular gostará: o organizadíssimo e metódico Scant, meu amigo virtual.
 
Nos últimas semanas fui sequestrado e intimado por minha mulher a organizar um cômodo que temos nos fundos da casa. Sua destinação original era para ser o “quarto da empregada”, um quarto onde a funcionária conseguisse dormir na horizontal, sem precisar ficar em posição fetal. Havia (há) também um banheiro com entrada independente, equipado com todos os equipamentos sanitários e utilidades necessários. Resumindo, instalações dignas e confortáveis para quem nos auxiliasse nas tarefas domésticas e quisesse dormir no emprego. Esqueci-me de dizer que há uma cama de solteiro feita de alvenaria, ideal para tornar desnecessária a varrição debaixo dela.
 
O problema é que nunca tivemos empregada, pois minha mulher nunca gostou dessa ideia. Por isso, o quartinho foi aos poucos se transformando em biblioteca, saleta para ouvir discos de vinil (a cama virou sofá), arquivo morto, depósito de objetos provisoriamente descartados e, mais recentemente, almoxarifado e despensa para guardar as compras estrategicamente feitas para suportar um isolamento iniciado em março deste ano sem precisar nem abrir o portão da rua. Resumindo, aquele ambiente outrora acolhedor e confortável acabou virando uma zona.
 
E é aí que eu entro. Nessa arrumação redescobri as caixinhas de fósforos esquecidas em uma prateleira alta e minha coleção de revistas HQ, objetos que motivaram alguns posts recentes neste blog sem assunto. A guarda de nada disso foi contestada por minha mulher (ainda bem). Mas, em determinado momento da faina organizatória, depois de bater o olho em uma caixa-box (há várias) onde está escrito “Imposto de Renda”, perguntou o que eu pretendia fazer com aquilo. A primeira reação foi dizer que iria pegar a papelada espalhada em meu armário, juntar com as velharias da caixa, organizar tudo e jogar fora o que fosse inservível (“recibo da dentista...” com data de 1997, por exemplo).
 
Mas aí meu TOC moderado se manifestou e eu resolvi descobrir ao longo de minha vida profissional o que meu trabalho assalariado representou quando convertido em dólares e em salários mínimos (meu TOC é relacionado a números e estatísticas, nunca a organização). E me diverti horrores fazendo isso, pois a constante mudança de moedas ocorrida entre as décadas de 1985 e 1994 provocou a necessidade de pesquisar séries históricas e conversões, dando um trabalho do cacete (mas divertidíssimo). O que resultou disso? Algumas curiosidades que passo a registrar/relembrar:
 
- Recebi meu primeiro salário como engenheiro em 1974 (recém formado), mas desde o final da minha adolescência até os dias atuais o Brasil dançou ao tilintar das seguintes moedas (eu estava lá!):
Cruzeiro (Cr$): até fevereiro de 1967
Cruzeiro Novo (NCr$): de fevereiro/1967 a maio/1970
Cruzeiro (Cr$): de maio/1970 a fevereiro/1986
Cruzado (Cz$): de fevereiro/1986 a janeiro/1989
Cruzado novo (NCz$): de janeiro/1989 a março/1990
Cruzeiro (Cr$): de março /1990 a julho/1993
Cruzeiro Real (CR$): de agosto/1993 a junho/1994
Real (R$): desde julho/1994
Duas dessas mudanças mereceram um comentário irônico do pessoal do Pasquim: “Cruzeiro, Cruzeiro Novo e Cruzeiro de novo”.
 
- No ano de 1998 o salário mínimo foi alterado doze vezes(!), um novo valor a cada mês daquele ano. E seu valor no mês de dezembro era (foi) quase nove vezes maior que o de janeiro (CZ$4.500,00 e CZ$40425,00).
 
- A zona causada pela inflação descontrolada esteve tão braba que em três daqueles anos (1992 a 1994) a declaração de rendimentos  para fins de imposto de renda fornecida pela empresa onde eu trabalhava foi expressa em UFIR – Unidade Fiscal de Referência.
 
- E esse é o dado pessoal (e final) resultante da minha “pesquisa histórica”:
Ao me aposentar (2009), minha renda (mesmo com complementação de aposentadoria) sofreu uma queda de 40% em relação à média salarial dos anos “trabalhados” (1974 a 2009). Depois disso, só me falta encerrar este post com a excelente reflexão de meu amigo Scant:
 
“na vida não há lucro real - todo mundo sai com menos do que carregava quando chegou, ou seja, nem o corpo se leva”.
 

6 comentários:

  1. não sei como vc resistiu em fazer um gráfico com números fictícios , mas talvez proporcionais, a sua remuneração em todos esses anos
    sempre imaginei que engenheiros tivessem taras por essas curvas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E te dou mais uma informação: não sei explicar o motivo, mas convertidos em dólar, eu "ganhei" mais como aposentado que quando trabalhava. Os economistas de plantão talvez tenham uma explicação para isso, mas não tive saco de procurar a resposta.

      Excluir
    2. se deu bem
      tomara que eu tenha essa sorte!
      fiz um post semelhante em 2019 (concursos públicos salvaram minha vida)

      Excluir
    3. (https://scantsa.blogspot.com/2019/04/minha-carreira-profissional-como.html)

      Excluir
  2. Senti até o cheiro dos gibis daqui. Quais deles encontrou?

    ResponderExcluir

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...