quarta-feira, 4 de novembro de 2020

PRINCIPIA MATHEMATICA

Escrito em 02/09
Desde sua criação, o Blogson tem servido para exorcizar o mau humor que me atinge quando fico sabendo de burradas, sacanagens, preconceitos e atitudes condenáveis do primeiro mandatário de plantão. Isso aconteceu com o Lula, com a Dilma, com o Temer e, agora, com nosso Messias. O que serve para provar que não tenho presidente preferencial, predileto. E meu negócio é ironia, é deboche, pois reconheço que sou péssimo em análises e críticas mais sérias e sisudas.

Ultimamente tenho falado tanto do Jair que poderia criar um marcador exclusivamente dedicado a ele. Até pensei em um nome bacana para essa “seção”: “Blogsonaro”. Mas essa é apenas mais uma das piadas infames que insisto em produzir. O problema é que ele é muito caricato para o meu gosto. E como ensinam os humoristas (os verdadeiros!), quanto mais caricata é a pessoa, mais fácil fica tirar sarro em cima dela. Mesmo não sendo humorista, divirto-me em pensar besteiras e piadinhas - mesmo que só eu ache engraçadas (fazer o quê, não e mesmo?, essa é minha sina...).

Por exemplo, todo mundo sabe que o Bolsonaro é foda. Isso acontece quando ele fala aquelas coisas inacreditáveis que só ele é capaz de dizer ou quando pisa na bola ou esmaga o tomate com o pé; muita gente logo pensa: “esse cara é foda, pô!”

Mas hoje isso mudou um pouco, ou melhor, mudei um pouco minha maneira de vê-lo, pois hoje eu acho que ele é foda mesmo (perdoem-me as senhoras presentes). E o motivo é que ele é a prova viva, a comprovação de uma lei enunciada por uma das mentes mais brilhantes já surgidas. Não, não estou falando do velho e bom Isaac Newton (curiosamente tão irascível e rancoroso quanto nosso Jair), refiro-me a essa mente esfuziante conhecida por Jotabê.

Calma, deixem-me explicar! E, por favor, se ainda assim alguém quiser me apedrejar, que faça isso com um dos meteoritos que caiu em Santa Filomena (PE), pois valem uma grana lerda. E agora, sem mais enrolação, vamos à lei atualizada. Antes, preciso transcrever a lei de Newton para comprovar que nenhum plágio foi cometido:

3ª Lei de Newton: A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.

E agora, a elegância da 3ª Lei de Jotabê:

Lex III: Actioni contrariam semper et aequalem esse reactionem: sine corporum duorum actiones in se mutuo semper esse aequales et in partes contrarias dirigi.

Ops, esqueci-me de desligar o modo automático do eruditizador! Peço desculpas a todos os 101.000,3 leitores. A "tradução" é esta:

3ª Lei de JotabêA toda atitude preconceituosa e radical há sempre uma reação oposta e de igual intensidade. Quanto maior o radicalismo, maior será a rejeição despertada.

O presidente pode até não conhecer essa lei, mas a encarna e materializa diariamente, provando a beleza da Física - mesmo quando aplicada às relações humanas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...