segunda-feira, 16 de novembro de 2020

CONFRARIA DAS HIENAS

 
Outro dia fiquei surpreso e até incomodado ao ler no Facebook comentários seríssimos, sisudos, provocados por um texto de puro humor, uma piada engraçadíssima, pois nunca imaginaria que um texto destinado apenas a provocar risos em quem o lê seria objeto quase de uma dissertação de mestrado. E mais uma vez levantei esta questão: “Estamos perdendo a capacidade de rir?” Essa minha impertinência pode ser explicada pela matéria prima utilizada para construir o esqueleto do Blogson. Nessa matéria primeva estavam embolados o humor, a sátira e a ironia que – mesmo de má qualidade – esguichavam de e-mails encaminhados para meus filhos e um pequeno grupo de amigos.
 
Depois de esgotar essa lavra, continuei perseguindo a ideia de tentar entreter e seduzir os raros leitores do blog com textos e desenhos com foco no mesmo tipo de humor que utilizava nos antigos e-mails. Para ser sincero, fazendo uma comparação dos resultados assim obtidos, diria que a nova produção sempre foi apenas “mais do mesmo”. Mas isso nunca me incomodou, pois continuo perseverando na tentativa de divertir os leitores do Blogson (e a mim mesmo).
 
Talvez por achar a Vida uma merda (a minha, pelo menos) eu precise de algum antídoto (mesmo que seja de fabricação chinesa) para suportar o dia a dia. E esse antídoto é o riso, o sorriso, a risada, a gargalhada, o relincho provocado pelo humor em todas as suas opções, desde a piada mais light e bem comportada, passando pela ironia, pelo sarcasmo, pelo deboche e pelo politicamente incorreto, até chegar ao humor mais negro e doentio (que os gringos chamam de dark humour).
 
Por isso meu espanto e preocupação descritos no início. Às vezes eu penso que o humor – uma das maiores provas da existência de vida inteligente – é malvisto e mal tolerado por uma imensidão de pessoas, como se o riso, o deboche e a ironia fossem “provas” de irresponsabilidade, inconsequência e imaturidade, pois para muitos não é de “bom tom” alguém sentir vontade de rir despreocupadamente. Qual é o problema se isso acontece? Afinal, só existe uma rainha da Inglaterra!
 
Hoje, apesar da onipresença dos smartphones, utilizados para fazer uma selfie (sempre) sorridente, fico tentado a pensar que estamos voltando a um tempo em que o riso talvez não fosse tão bem tolerado, tempo do escritor Mark Twain (logo ele!), que considerava condenável exibir um sorriso ao ser fotografado, coisa de gente estúpida no seu entendimento: “Uma fotografia é um documento importante, e não há nada mais condenável para a posteridade do que um sorriso tolo capturado e mantido para sempre”. Para ele, mesmo sendo extremamente irônico, não pegava bem registrar que as pessoas podem não ser sérias e sisudas o tempo todo. Ou que podem ser capazes de rir mesmo sem ser tolas. 
 
Eu não tiro selfies e sou pouco fotografado em festas (não por vontade própria, talvez por julgamento estético de quem maneja a câmera), mas me atiro no blog com toda a falta de vergonha possível. Se isso faz com que eu pareça ser um tolo, um ingênuo ou alguém digno de pena, não estou nem aí. Quando o número de “seguidores” (detesto essa palavra!) do Blogson passou de dois para nove eu me assustei e comecei a me autopoliciar para não “manchar” minha imagem. Comecei a escolher textos e assuntos (melhor forma de se castrar a criatividade) que pudessem estar à altura dos novos amigos.
 
Mas resolvi mudar. Vou cada vez mais focar em piadas idiotas, trocadilhos deploráveis e comentários que um idoso nunca deveria fazer. Foda-se! Como minha expectativa de tempo de vida é baixa, eu quero é rir, mesmo que seja sozinho, mesmo que seja de mim mesmo, em qualquer lugar.  Back to basic! Porque agora o que eu quero mesmo é entrar para uma confraria que cultive e aprecie o riso. E que ele seja crítico e politicamente incorreto, provocado pela ironia, sarcasmo, deboche ou maledicência. Se não existir, vou acabar criando uma. E, lembrando-me de uma piada antiga sobre um grupo de crianças no zoológico, já tenho até nome: Confraria das Hienas.
 

2 comentários:

  1. Falando em hienas:
    https://ozymandiasrealista.blogspot.com/2020/11/apresentando-joel-silveira-ao-jotabe.html

    ResponderExcluir

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...