segunda-feira, 23 de novembro de 2020

DESMAGNETISMO

 
Não sei os leitores desta bagaça pensam da mesma forma que eu (provavelmente, não e acrescentaria: ainda bem para eles!), mas se existe uma coisa cabulosa na Física é o ímã. Pensem bem, pode haver coisa mais esquisita que uma barra de ferro com dupla personalidade? Porque é isso que acontece: duas pontas com atributos diferentes – uma atrai e a outra repele. E se quebrar essa barra em duas ou mais partes obtêm-se filhotinhos com as mesmas propriedades da barra original, uma prova de que “quem sai aos seus não degenera”, como sabiamente ensina o ditado popular. Que me perdoe a Dona Física, mas o magnetismo é uma propriedade ou  fenômeno bastante esquizofrênico.
 
Ainda bem que isso não acontece nas relações humanas. Pelo menos, não de forma tão explícita. Quer um exemplo? Religião. Apesar dos pesares, contrariando a razão, desconsiderando a lógica, eu continuo católico, pois isso me faz bem e ponto. Mas nada me afasta mais da religião que uma pregação de pastores das igrejas evangélicas neopentecostais transmitidas pela televisão. Vou sendo tomado por um horror tão grande que começo a querer me afastar de tudo que esteja minimamente relacionado à religião, qualquer religião. Mesmo assim, não me sinto atraído pelo e para o ateísmo.
 
Outro exemplo é a política. Já falei mil vezes (mil e uma agora) que sou de direita moderadíssima, de centro-direita. Justamente por isso defendo algumas bandeiras próprias dessa visão ideológica (pela moderação, também sou a favor de algumas de esquerda). Agora, quando tenho notícia de mais uma pisada no tomate - do presidente ou de seus filhos, quando leio na internet comentários constrangedores e cheios de sofismas de bolsonaristas-raiz, fico transtornado de ódio ou consternação. E mesmo que essa repulsa seja incapaz de me jogar nos braços da Esquerda, passo a ter vergonha de dizer que sou de Direita, só para não ser confundido com a gangue radical.
 

4 comentários:

  1. Ficou interessante essa sua comparação dos extremismos político e religioso com a "indecisão" do imã em atrair ou repelir. E sinto de forma bem parecida o que você disse. Em relação à política, é claro. Muitas vezes dá vergonha ver o que um político de direita faz, mas não é o suficiente para eu mudar para o polo oposto. Até porque, do outro lado do imâ, as coisas não são muiito diferentes.
    Quanto a ser atraído ou não pelo ateísmo, isso não existe. Ninguém se converte ao ateísmo; no máximo, passa a rejeitar toda e qualquer religião. O sujeito nasce ateu. Se ele disser que já acreditou em Deus e virou ateu, das duas, uma, ou ele está mentindo ou ele, de fato, nunca acreditou mesmo em Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Por isso eu brinquei ao dizer que o magnetismo é um fenômeno muito esquisofrênico (perdi a chance de dizer que o ímã é bipolar) e que isso não se aplica nas relações humanas. Ficando só na religião eu sinto náusea de ver os telepastores e seus milagres. Nessas horas o sentimento religioso fica perto de zero, mas não pula a cerca para o lado do ateísmo. O Bolsonaro provoca em mim o mesmo tipo de náusea mas, daí a mudar para a "casa do outro lado da rua" vai uma grande, intransponível diferença.

      Excluir
    2. E falando em Física, escutei uma piadinha ontem que acho que é a sua cara : sabe o que a mulher do Einstein falou quando o viu pela primeira vez sem roupa na lua de mel?
      - Huuuummmmm..... que físico!!!

      Excluir
    3. Muito boa! Devolvo com uma ridiculamente boa que vi no facebook: um bando de gente sentada no chão, fazendo aquela posição de meditação e balões saindo de cada um com o texto "Ohm!" e o título "Pessoal de engenharia elétrica fazendo meditação". Morri de inveja!

      Excluir

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...