quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

NIGHT AND DAY - COLE PORTER

Já faz um tempo que eu não reverencio um compositor. Pensei nisso enquanto ouvia uma música lindíssima. Aí resolvi homenagear um dos grandes compositores do século XX, o genial Cole Porter, pois a música que estava escutando é justamente “Night and Day”, de sua autoria.

Não sei quando a ouvi pela primeira vez. O que sei é que uns vinte ou trinta anos atrás, estava assistindo o programa "Plantão da madrugada", do Goulart de Andrade, Talvez por falta de matéria para apresentar, resolveu colocar um vídeo que tinha a apresentação de um músico de jazz, um sujeito baixinho (assim me pareceu), meio gordinho, velhinho, francês, com cara de avô, que entra no palco todo risonho, carregando um violino.

Stephane Grapelli era um nome era totalmente desconhecido para mim, mas, naquele dia, tornou-se inesquecível. Acompanhado de uma guitarra discreta e uma bateria, o sujeito começou a tocar Night and Day, mais ou menos como eu a conhecia. Na segunda passada da música, entretanto, começou a fazer tantas e tão lindas variações e improvisações em cima da linha melódica original que eu fiquei até babando. Infelizmente, mesmo depois de muito procurar, nunca mais consegui rever esse vídeo.

Mas, com meu temperamento compulsivo, descobri um monte de coisas sobre essa música e sobre seu compositor. Descobri, por exemplo, que foi gravada "trocentas" vezes, ora cantada ora só instrumental. E que, constrangedoramente, teria sido composta ou dedicada a um militar do exército americano, namorado de Cole Porter na época. Fazer o que, não é mesmo? (Coincidência ou não, o nome da cidade onde o compositor nasceu é Peru, mas a insinuação boba só vale em português). Não importa. A música é linda e o autor compôs muitas outras músicas inesquecíveis.

Quem se interessar, dê uma procurada no Youtube que encontrará diversas versões. No primeiro link, uma belíssima apresentação ao vivo. Night and Day é a segunda música e começa aos cinco minutos do vídeo.



A segunda versão, mais antiga (1937) e com um andamento mais acelerado mas não menos linda, é uma gravação da orquestra de Tommy Dorsey:



E se alguém se interessar em conhecer a letra (sem a parte inicial), aí vai:
  

NIGHT AND DAY
NOITE E DIA
Night and day, you are the one
Noite e dia, você é a única
Only you beneath the moon or under the sun
Somente você, sob a lua ou sob o sol
Whether near to me or far
Quer próxima de mim ou distante
It's no matter darling where you are
Não importa, querida, onde você esteja
I think of you night and day
Eu penso em você noite e dia
Day and night, why is it so
Dia e noite, noite e dia, por que é
That this longing for you follows me wherever I go
Que esta saudade de você me segue aonde quer que eu vá
In the roaring traffic's boom
No barulho ensurdecedor do tráfego
In the silence of my lonely room
No silêncio do meu quarto solitário
I think of you night and day
Eu penso em você noite e dia
Night and day
Noite e dia
Under the hide of me
Sob a minha pele
There's an oh such a hungry yearning burning inside of me
Há, oh, como que um desejo faminto queimando-me por dentro
And this torment won't be through
E este tormento não acabará
'Till you let me spend my life making love to you
Até que você deixe que eu passe minha vida fazendo amor com você
Day and night, night and day
Dia e noite, noite e dia





2 comentários:

  1. Cara, que boa lembrança, o extinto programa do competentíssimo Goulart de Andrade, tipo de jornalista que não se faz mais hoje em dia. Mas o nome do programa não seria "Comando da Madrugada"?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que eu tinha pisado no tomate e fui conferir na web. Estamos os dois certos. Começou como Plantão e passou para Comando. É que você é mais novo que eu.

      Excluir

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...