quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

COLOMBINA - ED MOTTA / RITA LEE

Já disse antes que não sou saudosista, não tenho saudade de épocas ou lugares. Só tenho saudade de mim mesmo. Tem gente que ama repetir que "no meu tempo é que era bom!", só falta chorar. Se eu quisesse falar alguma coisa parecida, diria que naquele tempo eu é que era bom. Então, saudosismo não funciona comigo.

Mesmo assim, minha reverência hoje é para as antigas músicas de Carnaval, aquelas que eram compostas e lançadas especificamente para essa festa (e que eram cantadas por todo mundo). Algumas extrapolaram a “folia momesca” e permaneceram na memória musical brasileira. Caso da marchinha “As Pastorinhas”, por exemplo (Noel Rosa e João de Barro).

As opções hoje (no Sudeste!) são os sambas de enredo e o axé da Bahia. Da primeira ninguém se lembra direito e a outra opção é um pé no saco. Por isso, minha homenagem é indireta, pois a música (ótima) que eu escolhi tem a temática dos antigos carnavais, embora não seja marcha, samba ou axé. É “Colombina”, composta por Ed Motta – o melhor soulman brasileiro e Rita Lee - a roqueira que tem voz de bossa nova, segundo o João Gilberto. 

Quem quiser ouvir, o link do Youtube está no final. Vê aí.

Se você voltar pra mim,
Juro para sempre ser arlequim
E brincar o carnaval
Viver uma fantasia real

Sou um triste pierrot mal-amado
Mestre-sala desacompanhado
Um bufão no salão a cantar...

Colombina, hey!
Seja minha menina, só minha
Bailarina, hey!
Mandarina da China, rainha
Quero ser seu rei!
Um rei momo, sem dono, sem trono
Abram alas pro amor!

Minha vida sem você
É uma canção de amor tão clichê
O meu "bem-me-quer" não quis
Fez de mim um folião infeliz

Sou um triste pierrot mal-amado
Mestre-sala desacompanhado
Um bufão no salão a cantar...

Colombina, hey!
Seja minha menina, só minha
Bailarina, hey!
Mandarina da China, rainha
Quero ser seu rei!
Um rei momo, sem dono, sem trono
Abram alas pro amor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...