segunda-feira, 25 de abril de 2022

GEMININIÑAS 02

Há muitos anos creio ter visto um livro ou artigos de revista escritos pelo pediatra Pedro Bloch, cujo título era “Criança diz cada uma…”. Não me interessei pelo título nem pelo provável assunto, pois já ouvia em minha casa os comentários mais inteligentes, encantadores e surpreendentes ditos por meus filhos. Infelizmente, nunca escrevi nenhuma dessas gracinhas. Por isso, fica a dica aos pais e mães de crianças pequenas: registrem, anotem, escrevam tudo o que os pimpolhos disserem e que os façam ficar de queixo caído, emocionados ou rolando de rir. Tá dada a dica.
 
Hoje recebi de meu filho um combo de pequenos diálogos extremamente saborosos e divertidos envolvendo suas filhas gêmeas de quatro anos. Por isso, resolvi guardá-los no blog. Depois, mandarei o link para ele. Olhaí (os apelidos são fictícios, por motivos óbvios):
 
Cacá vira para a mãe e fala:
- Mamãe, tenho que te contar um segredo.
- Pode contar!
A mãe se curva para ouvir o segredo sussurrado e espera...
- Eu não ouvi nada!
- Eu não falei nada, só fiquei mexendo a boca assim.
E fica movimentando como se estivesse fazendo mímica.
 
A mãe leu para as menininhas livros sobre sentimentos; um deles era sobre ficar zangada e outro sobre medo. Ai, perguntou sobre o que as deixava com medo e elas responderam.
Na hora de perguntar o que a deixava zangada, o pai tentou tirar uma meleca do nariz da filha com um cotonete...
- Cacá, o que te deixa zangada?
- Você ficar enfiando esse negócio no meu nariz!
 
As menininhas têm assistido o desenho animado “Story Bots”. É um desenho educativo, onde crianças fazem uma pergunta e a equipe dos personagens sai para explorar e responder. As perguntas e respostas são bem complexas (falam de células T para explicar sobre gripe, conceitos de física como gravidade e massa para responder de onde vêm planetas, etc.). Segundo o pai, “parece que eles moram num computador". Ai, teve um episódio onde perguntaram como o computador funciona. Uma das menininhas fulminou:
- Engraçado, os Story Bots moram no computador e não sabem como ele funciona!
 
As menininhas são gêmeas e extremamente parecidas uma com a outra. Uma das tias-avós pergunta para a Cacá:
- A sua professora confunde você com a Bia?
- Não. Cada uma tem seu jeitinho...
 
Domingo é dia de almoçar fora, de preferência em restaurantes onde exista um playground para a meninada se divertir. Em um desses existe um bondinho, aonde as menininhas entraram. Pouco depois, apareceram mais algumas crianças. A mãe de uma menininha com idade entre um e dois anos colocou a criança em um dos bancos, fazendo barulho de trem para diverti-la (“piui choc choc”).
- Bia: Isso não é um trenzinho.
- Não é? O que é então?
- É um bondinho. Não faz choc choc.
- Não? Faz o quê?
- Din din
Aí chega o pai do bebê e faz a mesma gracinha; a mãe começa a corrigir o marido dizendo que não era esse o som, que o brinquedo era um bondinho e que o som era...
- (Bia) Din din!
 
De manhã, na hora do café, Bia ficou “palestrinha”, inventando que a Cacá tinha feito algo errado com o pai e que ele tinha feito duas coisas erradas com a Cacá...
- (Bia) Cacá, peça desculpas para o papai.
- (Cacá) Desculpa, papai.
- (Bia) Agora, papai, peça desculpas para a Cacá.
- Desculpa, Cacá.
- (Bia) Duas vezes, papai...
Os pais caíram na gargalhada e ela ficou falando que não era para rir.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...