sábado, 9 de abril de 2022

"MEU SONHO É SER IMORTAL"

Depois que o Bob Dylan ganhou o Nobel de Literatura, nada mais natural que o Gilberto Gil fosse eleito membro da Academia Brasileira de Letras. Mas letra por letra, Chico Buarque e Caetano Veloso, além de ganhar o Nobel de Literatura, mereceriam ocupar pelo menos duas cadeiras (cada um!) na ABL - mesmo que o Gil seja um ótimo letrista. Ou não?



 

6 comentários:

  1. Pois é, no caso de Dylan, o cara escreveu uma caralhada de livros, muito antes de ser músico, o cara já era poeta dos bons; no caso do Gil, pelo que pude apurar, há muitos livros sobre ele e alguns em que ele é coautor. E só.
    Concordo com você no caso do Chico. Além das letras de músicas, na minha opinião, muito superiores às do Gil, ele escreveu vários bons livros e peças teatrais.
    Mas faz tempo que a ABL meio que foi descaracterizada. Ivo Pitanguy faz parte dela, Fernando Montenegro também. Ambos expoentes máximos em suas respectivas carreiras de cirurgião e atriz, mas literatos? Valha-me São Machado de Assis!!
    Mas enfim... quem somos nós, né, Jotabê, meros mortais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou contra essa pluralidade, acho que é uma boa releitura do papel do intelectual, só acho que o Chico merece mais. Talvez ele esteja na linha do Groucho Marx: "Não entro para clubes que me aceitam como sócio". E quanto aos livros do Bob Dylan, confesso minha total ignorância.

      Excluir
  2. pro brasil tá bom demais, hahahahahah

    ResponderExcluir

MARCADORES DE UMA ÉPOCA - 4