domingo, 25 de agosto de 2024

DISTOPIA UTÓPICA?

 
Hoje eu vou falar de um pesadelo que tive outro dia, pesadelo real em uma madrugada interminável, período em que sonhava e voltava a dormir um sono inquieto, que parecia abrigar todos grilos e inquietações mais profundas que já tive e tenho, pensamentos idiotas para – talvez – a maioria das pessoas, justamente por serem preocupações banais, corriqueiras, do tipo “Deus existe?”, ou “Como surgiu a Vida?”.
 
Perda de tempo do caralho! É lógico que Deus existe! E lógica também é a certeza de que Ele nos criou à Sua imagem e semelhança. Por isso somos os reis da criação!
 
Se você não percebeu a ironia das últimas frases, é melhor interromper a leitura por aqui mesmo. Mas se você quiser mergulhar junto comigo nos medos mais profundos e que nem reza brava, solução milagreira ou milagrosa farão desaparecer, eu te peço paciência, porque eu vou mostrar os motivos de ter sonhado o que sonhei outro dia. Bora lá.
 
Primeiro vamos aos fatos: a população global é atualmente estimada em 8,2 bilhões de pessoas. Para você ficar feliz, vou repetir o número: a Terra possui hoje 8.200.000.000 de gafanhotos anabolizados. E eu errei ao dizer que a Terra “possui”. Na realidade, nosso planeta é possuído e violentado por um exército de formigas cortadeiras gigantes, que passa a régua em todos os lugares aonde se instalou.
 
E “régua”, neste caso, é a marca das moto-serras, tratores e escavadeiras utilizadas para diminuir cada vez mais a cobertura vegetal que mantinha mais amena e suportável a temperatura do nosso “lindo balão azul”. Chega? Não, tem mais.
 
Li em algum lugar (e infelizmente não me lembro mais aonde li) que a Terra consegue suportar uma população de 6 bilhões de vegetarianos ou 2 bilhões de carnívoros. Mas já somos 8,2 bilhões de pessoas! Mesmo que esses números sejam exageradamente alarmistas, não podemos nos esquecer de que assim como “o dinheiro não nasce em árvores” (exceção, talvez, para os citricultores e exportadores de suco de laranja), há uma penca de recursos naturais que não são renováveis.
 
Precisamos também pensar no aumento da temperatura global, na poluição atmosférica e na diminuição de recursos hídricos. Então, ficamos com esta equação indigesta:
super população + recursos finitos + aumento da temperatura global + poluição atmosférica = apocalipse ou catástrofe de proporções bíblicas.
 
O que pode pensar disso tudo um senhor idoso, angustiado com o futuro ameaçador onde suas lindas e inocentes netinhas (hoje com cinco e seis anos) terão de viver? Como escreveu recentemente o blogueiro Eduardo Medeiros, “Não tenho boas notícias”. Assim como ele (e transcrevendo suas palavras), Eu gosto de escrever coisas leves, bem humoradas, que façam rir mas às vezes a desilusão com o mundo me invade e eu não consigo conter as palavras”.

Ou, como cantou o Belchior, não se preocupe, meu amigo, com os horrores que eu lhe digo (...) a vida realmente é diferente, quer dizer, ao vivo é muito pior”.
 
Por isso, acho melhor parar por aqui, porque esta é a realidade. E já está muito tarde (01h39 da madruga!) agora para falar de pesadelos. Vamos dormir. Bons sonhos!

11 comentários:

  1. Falando em agressões ao meio ambiente, não sei se chegou a ver em algum noticiário, mas a região aqui está literalmente pegando fogo. Desde sexta-feira, os canaviais que rodeiam as cidades estão em chamas. Desde sexta, mal se vê o sol. A fumaça está tomando conta do ar. Vou tirar umas fotos e talvez ponha no Marreta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, eu vi isso ontem à noite na televisão e as imagens são impressionantes. Não respondi antes por ter ficado fora o dia todo, mas essas queimadas reforçam a terceira parte dos pesadelos que tive outro dia. mas ainda demora.

      Excluir
  2. Esse é de fato um tema que me preocupa: O mundo que vamos deixar para as futuras gerações. O cenário hoje é péssimo. A Natureza (ou Deus?)trabalhou contra ela mesma ao produzir um ser capaz de pensar, ter consciência ampliada e o poder de modificar a própria natureza através do trabalho.
    Os bichos da floresta fazem tudo igualzinho seus tatatataravós faziam. É uma programação genética. As abelhas, as formigas, os castores, todos eles, fazem suas tarefas sempre do mesmo jeito e nem sabem porque fazem. Talvez ao que dizem, os primatas mais evoluídos também sejam capazes de criar, de ir além da programação genética.
    Um mundo com seres conscientes e inteligentes seria exatamente como é o nosso: de um lado, avanços tecnológicos incríveis e do outro, a exploração desvairada do seu próprio ambiente. Somos inteligentes mas somos burros....faço força para crer que a mesma tecnologia que nos trouxe até aqui seja capaz de mudar o cenário num futuro próximo: qualquer tipo de veículo será não poluente, que vamos deixar de usar totalmente combustíveis fósseis (sabemos que a ganância vai tentar retirar até a última gota de petróleo que se ache nas entranhas no planeta), que vamos parar de desmatar e preservar as florestas que ainda existem, que toda a energia do planeta será limpa.
    Quem sabe? Sonhar não custa nada assim como ter pesadelos também não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, este é um assunto que dá pano para manga Mas vou dar um spoiler: talvez você se assuste com o mais delirante texto que eu já escrevi. E o pior é que realmente baseado em um pesadelo que tive. Está programado para ser publicado à 00h01 do dia 27/08 (amanhã).

      Excluir
  3. Se você morasse aqui no último sábado, você iria pensar muito mai sobre isto, pois a coisa ficou feia aqui. Por volta das 17h escureceu tudo e ficamos respirando como se esrtivessemos dentro de uma estufa cheia de poeira e fuligem. Ventava muito, mas o vento só piorava a situação. Uma neblina dessa sujeira perpetuou durante toda a noite e madrugada. Eu filmei um pouco e coloquei no meu canal. Mas o que fiolme foi apenas em frente minha casa. Há várias imagens de outros meios de comunicação mostrando os incêndios criminosos que resultaram nisso.
    https://youtu.be/1kHP4Ox3DKY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assustador! Mas vou dar um spoiler: à 00h01 do dia 27/08 (amanhã) sairá o mais delirante texto que eu já escrevi. E o pior é que realmente baseado em um pesadelo que tive.

      Excluir
  4. Tem conta na Amazon? Amanhã, e somente amanhã, este livro estará "de grátis".
    https://www.amazon.com.br/dp/B0DDTR3M9V/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, você está chique demais! Mas vou dar um spoiler: Hoje3 (amanhã) sairá o mais delirante texto que eu já escrevi. E o pior é que realmente baseado em um pesadelo que tive.

      Excluir
  5. Jotabê!!!
    Você é um turbilhão de
    ideias e informações.
    Fui lendo e rindo e olha
    que leio e penso rápido.
    Escrever e ler é essa coisa
    boa que faz um enorme bem
    pra gente que troca.
    Mas quem sabe da gente é mesmo
    nossas netas.
    Estou atrasada com minha
    leitura, mas vou
    por em dia, ou pelo
    menos vou tentar.
    Bjins

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Tempos difíceis esses que vivemos, também me preocupo com o futuro dos meus sobrinhos, e dos filhos deles. Adorei seu texto e a forma como abordou.
    Abraços.

    ResponderExcluir

ATEU NÃO COMETE HERESIA

  Tive muitas dúvidas se deveria ou não publicar um texto tão provocativo, mesmo que profundamente confessional e sincero (apesar da tradici...