sexta-feira, 9 de agosto de 2024

CAMINHO DAS PEDRAS

 
Conhece a piada do caminho das pedras? Não? É boa, mas não vou recontar. O que me interessa dizer é que a IA da vez é a temperamental Suno IA, que cria melodias com o texto que o usuário escolhe. O problema é que ela - ao contrário de sua parente, a ChatGPT - não aceita correções e não repete a melodia que te agradou, caso queira mudar a voz ou o sotaque de quem canta seus (seus mesmos, não da IA) magníficos e criativos versos.
 
Pois bem, pela absoluta falta de tempo para descolar e publicar no velho Blogson algum assunto interessante ou bizarro, resolvi reciclar um post criado para atender apenas a uma pessoa. Então, a partir de agora, o Blogson veste sua beca de doutor em porra nenhuma, assume a cátedra e manda ver na aula sobre como decepcionar-se e se irritar com as músicas que a Suno cisma de criar com suas letras.

Por isso, siga o caminho das pedras tão carinhosamente sinalizado pelo blogueiro que vos fala. Lêaí.
 
Primeiro passo: entrar no site Suno.com. A primeira tela que aparece indica a necessidade de se cadastrar ou se inscrever. Como já estou cadastrado, essa tela não aparece mais para mim.
 
Segunda tela: como pode ver, o idioma da IA é o inglês. Você deve clicar na opção “Create”.

 
Ao fazer isso, aparece uma terceira tela, que é a “tela de trabalho”. Você precisa mover os “botões “Custom” e “Instrumental”. se não fizer isso, não conseguirá colocar letra na música. Na mesma tela aparece um janela com a mensagem “Enter your own lyrics bla bla bla”. Aí você cola o texto escolhido.

O próximo passo é definir o estilo de música para o seu texto. Há centenas de ritmos a escolher quando clica na opção “Explore”. Recomendo fazer isso antes de colocar a letra. Você pode escrever se deseja voz feminina ou masculina, etc. As instruções devem ser em inglês. Exemplo: punk, pop punk, female singer, uplifting, 2000s, catchy” (não sei o que isso quer dizer).
 
Para finalizar, digite na janela adequada o título que quer adotar e,  em seguida, clique no botão Create. Dentro de alguns segundos você terá duas versões para o estilo que escolheu. Detalhe: você tem 50 créditos por dia. A cada escolha feita você gasta 10 créditos. Isso significa que você tem cinco escolhas por dia, resultando em 10 versões para um mesmo texto ou para textos distintos. O limite é de cinco escolhas por dia.

Há outras frescuras para você escolher: copiar o link da versão de que mais gostou; fazer o download para arquivo mp3 ou mp4. Não me preocupei em fazer o download, pois essa é uma escolha pessoal.
 
Espero que o aluno dedicado tenha aprendido o caminho das pedras. E se não entendeu nada, direi delicadamente "foda-se", porque eu tenho mais o que fazer. Fui

12 comentários:

  1. Jotabê!!!!
    Que coisa mais linda.
    Estou amando ouvir minha poesia!
    Muito obrigada de verdade.
    Bjins de gratidão a Vc a a sua Familia.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora você mesma pode gerar outra músicas. E as que gostar mais pode salvar como arquivo mp3 (só o som) ou mp4 (som e letra aparecndo), Assim você poderá ouvir no carro, por exemplo, sem precisar acessar a internet.

      Excluir
    2. Pode deixar Jotabê,
      que vou seguir o caminho
      das pedras.
      Obrigada por compartilhar
      com tanta clareza.
      Desejo um otimo sabado e domingo
      pra Você e sua Família.
      Aqui um filho esta no Paraná
      ambos a trabalho como Cirsenses que são.
      CatiahoAlc.
      e o outro seguiu para Santos/SP

      Excluir
    3. Espero que tenha entendido que ao apagar tudo relacionado a seu poema eu quis preservar e deixar clara sua propriedade intelectual sobre ele, como já tinha avisado antes. Não tinha sentido manter esses arquivos e links como se fossem produções minhas. Por isso passei a régua em tudo. Espero que tenha copiado os arquivos em mp4 que disponibilizei no post “Bora lá”, pois o post e os arquivos também já foram excluídos.

      Excluir
  2. Rapaz, que viadagem é essa agora, nos últimos tempos, de "essa postagem se autodestruirá em tantos dias"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu vejo publicações mais antigas comentando notícias que envelheceram eu percebo que deveria tê-las publicado e mantido só por alguns dias. As postagens recentes sobre as eleições na Venezuela demonstram isso. Eu estaava comentando sobre alguma coisa que ainda está em andamento. Por isso, vi que não tinha sentido guardá-las, pois foram só desabafos, não tinham nada que justificasse sua manutenção. O post de hoje é endereçado a apenas uma única pessoa. Para que guarda-lo?

      Excluir
  3. A Marreta do Azarão9 de agosto de 2024 às 09:46

    Você fez pensando em uma pessoa, mas outros que leiam também podem ser interessar pelo assunto e pela plataforma.
    Se fosse assim, eu teria que apagar todas as postagens do Marreta, pois eu escrevo só para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso, vou reescrever o texto para torná-lo impessoal e genérico.

      Excluir
  4. It sounds like you’ve been having quite the adventure with Suno AI and its quirks! Your step-by-step guide is clear and practical for anyone looking to navigate its features. It’s always interesting to see how different tools handle creativity.

    I just posted a new blog post www.melodyjacob.com. I invite you to read and let me know what you think about it. Thank you.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow! I needed Google translate to understand your comment, because I'm ignorant and only speaks Portuguese (and slang). I'll check out your post. For better understanding, I will leave my answer in my native language and in English (thanks to the luxurious help of Google Translate). Thanks for visiting Blogson Crusoe!
      Uau! Precisei do Google tradutor para entender seu comentário, pois sou um ignorante que só fala português (e gíria). Vou conferir sua postagem. Para melhor entendimento, deixarei minha resposta em minha lígua natal e em inglês (graças ao auxílio luxuoso do Google Tradutor). Obrigado pela visita ao Blogson Crusoe!

      Excluir
  5. Olha, eu nem sabia que esse treco existia há uns meses, quem me apresentou foi meu filho. Ele fez uma conta e me ensinou como publicar. Achei muito legal, fiquei empolgado até. Fiz umas 5 versões. Devo dizer que meu filho é um professor mais fofo do que você.

    ResponderExcluir

ATEU NÃO COMETE HERESIA

  Tive muitas dúvidas se deveria ou não publicar um texto tão provocativo, mesmo que profundamente confessional e sincero (apesar da tradici...