sábado, 10 de agosto de 2024

MEIO PATERNAL POR DENTRO

 
Devo reconhecer que tenho um gosto peculiar (para dizer o mínimo), que é divertir-me ao questionar os pensamentos padronizados que tantos gostam de compartilhar nas redes sociais. Por isso, em “homenagem” ao Dia dos Pais, resolvi cutucar meus “amigos de Facebook” com esta provocação:


 

6 comentários:

  1. Pois ......... dá que pensar. Para reflexão.
    .
    Saudações cordiais e poéticas.
    .
    Poema: “ FELICIDADE EMOLDURADA “
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta publicação foi inspirada em um caso real e chocante de que fiquei sabendo não faz muito tempo.

      Excluir
  2. Sei não, acho que nenhum pai educada um filho para ser um merda quando for adulto, mas muito filhos bem criados se tornam exatamente isso. Aprendi em um livro de psicologia que os primeiros anos da criança são fundamentais para o futuro. A educação, a ética, os valores que ele recebe nessa idade terá grande chance dele incorporar quando adulto. Porém...porém, há sempre poréns, na adolescência o indivíduo começa a formular suas próprias ideias, construir seus próprios valores - e aí está a merda do problema - nem sempre a partir dos bons valores que recebeu. Tem muito filho que não merece mesmo o pai que tiveram - e esse pode se tornar um revoltado ou, por incrível que pareça, o oposto do que o pai foi. A natureza humana é complexa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão e não há verdades absolutas. Mas eu quis focar um tipo de pai (dentre os quais me incluo) que nunca foi exemplo positivo de nada. Recentemente fiquei sabendo de um caso tão estarrecedor que tenho dificuldade de acreditar, o caso de um pai (morto em desastre) que estuprou e engravidou a filha adolescente (que abortou).
      Há também um pai que só se preocupou em dar bens materiais, nunca amor e atenção, e que nunca escondeu sua preferência por um dos filhos. Esses filhos foram penalizados pelos pais que tiveram, concorda? Hoje a filha estuprada tem dificuldade de se relacionar afetiva e sexualmente com jovens "normais". E o "filho predileto" é viciado em cocaína.
      Uma vez eu fiz uns versos para criticar os pais que os filhos tendem a endeusar, esquecidos do que sofreram na infância. SE quiser ler, o link é este:
      https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2018/08/receitas-de-pai.html

      Excluir
    2. sem dúvida esse tipo de coisa marca um filho pra sempre, é difícil superar. Mas por quê você se considera um pai que nunca deu exemplo positivo de nada? Seus filhos viraram uns merdinhas?

      Excluir
    3. Eles são cem mil vezes melhores que eu, pois a educadora aqui de casa, a que sempre cobrou, ensinou e deu bons exemplos sempre foi minha mulher, que largou e faculdade para cuidar dos filhos. Eu sempre me considerei o contra-exemplo, um cara que estava mais voltado para si mesmo. A única coisa positiva que eu fiz foi demonstrar meu amor sem limites por eles e nunca, jamais,me permitir gostar mais de um que do outro. Acho que é isso que eles me agradecer.

      Excluir

ATEU NÃO COMETE HERESIA

  Tive muitas dúvidas se deveria ou não publicar um texto tão provocativo, mesmo que profundamente confessional e sincero (apesar da tradici...