segunda-feira, 5 de agosto de 2024

POEMA - MANOEL DE BARROS

 
Um conhecido postou esta poesia do Manoel de Barros no Facebook. Quer melhor bálsamo ou vacina para os problemas, frustrações e aborrecimentos que possam surgir na “semana útil” que se inicia?
 
A poesia está guardada nas palavras
- é tudo o que eu sei.
Meu fado é de não entender quase tudo.
Sobre o nada eu tenho profundidades.
Não cultivo conexões com o real.
Para mim poderoso não é aquele
que descobre ouro.
Poderoso para mim é aquele que
descobre as insignificâncias: do mundo e as nossas.
Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.
Fiquei emocionado e chorei.
Sou fraco para elogios.

6 comentários:

  1. Manoel de Barros era um grande poeta e está imortalizado pela sua obra.
    boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só recentemente fiquei sabendo de sua existência, mas tudo o que leio dele é muito bom. A frase "A poesia está guardada nas palavras" diz muito sobre o fazer poético, pois ele não disse que a poesia está guardada nas rimas ou na métrica. São as palavras e a forma de dizê-las é que transformam um texto em poesia.

      Excluir
    2. exatamente, poesias não se faz só com rimas.

      Excluir
  2. Confesso que não conhecia, mas gostei de ler cada uma das palavras!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário me fez pensar que precisamos conhecer mais a poesia inesperada de Manoel de Barros.

      Excluir
  3. Jotabê!!!
    Manoel de Barros é um poeta
    que muito me chamou atenção quando conheci
    sua escrita, foi a simplicidade da conversa
    entre o poeta e tudo ao seu redor.
    Mas esse tudo eram
    animais, arvores e em fim tudo.
    Mas ele não dá volta, ele só conversa
    ou com o objeto ou com quem está
    lendo.
    Simples e lindo.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir

ATEU NÃO COMETE HERESIA

  Tive muitas dúvidas se deveria ou não publicar um texto tão provocativo, mesmo que profundamente confessional e sincero (apesar da tradici...