domingo, 28 de janeiro de 2018

PREZADO CARAMURU

Prezado Caramuru
– tão caro para os amigos
que já traz no nome o valor
próprio – conviver com você
é privilégio, alegria.

Verte a Vida em prosa e poesia
que registra com cultura,
savoir faire, sabedoria.

Troca meu nome, mas não ligo
(antevejo o sorriso de ironia)
– que é coisa mesmo de inimigo.

Mas comemora-se hoje o seu dia,
e só isso bastaria
para desejar a um desafeto
tudo de bom que eu poderia:
os cumprimentos de um amigo
ao seu melhor inimigo.

Parabéns!!!

3 comentários:

  1. Respostas
    1. No início da década de 1970 existiu um colégio particular exatamente em frente à casa onde moramos hoje. Ainda éramos namorados quando minha mulher, recém-formada, começou a dar aula nesse colégio. O diretor era o Caramuru, um sujeito extremamente simpático, carismático, calmo e muito culto, por quem minha mulher tinha o maior respeito e admiração. E ela tinha razão. Depois que nos casamos ela resolveu fazer outra faculdade e saiu do colégio. Talvez por isso, pelo contato super esporádico, nunca fomos amigos na vida real. O que não impediu de sentir imensa simpatia por ele, sentimento compartilhado por ex-professores, ex-alunos e por todos que o conhecem. Graças à zona que os alunos faziam na minha porta, eu brincava dizendo que ele era meu “melhor inimigo” e sempre ríamos disso. Anos depois, graças às redes sociais, viramos “amigos de Facebook”. Para mim, um dos melhores que eu tenho, pois gosta de escrever poesias, esbanja cultura e é extremamente ponderado. O mais engraçado é que às vezes confunde meu nome e me chama de João ou troca o sobrenome, pois não temos mesmo intimidade No facebook tem mais de 1000 "amigos" (eu tenho 120). Esses os motivos do cumprimento rimado por seu aniversário.

      Excluir
  2. Agora, entendi. E você foi muito do bem-educado e polido para com o seu "inimigo". Afinal, Caramuru pede por uma rima irresistível, difícil mesmo de evitar.

    ResponderExcluir

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...