segunda-feira, 16 de maio de 2016

SUCO DE MAÇÃ

Depois de formado, fui contratado por uma empresa que tinha sua sede bem no centro de BH. Ao lado do prédio, havia uma lojinha de sucos e vitaminas. Todo dia dava uma descidinha para tomar um suco de morango batido com leite, gelo e açúcar. Um dia faltou morango, para minha decepção. Ofereceram-me colocar maçã no seu lugar. Mesmo que não confiasse muito no resultado, concordei. E aconteceu uma “epifania”: o suco era muito melhor que o de morango! Suave, de sabor delicado e delicioso, sem ser enjoativo.

A partir daí, durante muito tempo, além de ficar viciado no suquinho, comecei a usar a expressão “suave como suco de maçã” para tudo que dava aquele tipo de prazer que um cobertor aconchegante provoca em dias muito frios.

Já tinha abandonado essa expressão há muito tempo, mas lembrei-me dela ao ouvir no carro uma música de que não faço nem ideia como veio parar no nosso computador, de onde a copiei para um pendrive. Talvez um de meus filhos tenha baixado da internet sem me avisar. O que sei é que é a versão instrumental de uma canção que ouvi um dia ao acordar de madrugada.

Na televisão do nosso quarto (ela fica ligada a noite toda) estava passando um filme ambientado na década de 1950. O som estava alto, dei uma olhada no filme, mas não me interessei, pois estava querendo voltar a dormir. Foi quando essa música começou. Tinha aquele toque nostálgico das músicas dessa década e era interpretada por vozes femininas magnificamente harmonizadas.

O resultado é que fiquei acordado até o filme acabar, só para ver nos créditos finais o nome dessa música. Chama-se Mr. Sandman e parece ter sido originalmente gravada pelas Chordettes, um “quarteto em cy” americano que existiu na década de 1950, por aí.

Na época em que vi o resto do tal filme, um de meus filhos baixou para mim essa música na versão “Chordettes”. Mas, nas formatadas ou mudança de computador esse arquivo se perdeu. Lamentei essa perda e algum deles (assim imagino) surgiu com a versão instrumental que ouço no carro.

Foi aí que me lembrei da história do suco, pois essa música é linda e "suave como suco de maçã". A versão instrumental que ouço até três vezes seguidas é interpretada por Chet Atkins, um guitarrista americano feríssima e já falecido, que tinha por fã o Mark Knopfler (aquele do Dire Straits), com quem chegou a gravar um LP. 

Pois bem, tentei de todas as formas encontrar o link para essa gravação que escuto sempre com prazer, mas não deu. Achei uma versão bem mais antiga e inferior à beleza que o cara conseguiu depois. Para amenizar minha decepção, resolvi transcrever três links, na seguinte ordem:
 A versão das Chordettes, a versão antiga (ao vivo) do Chet Atkins e uma apresentação e do discípulo Mark Knopfler, tocando outra música lindíssima e "beem" mais antiga (I'll see you in my dreams), onde se percebe que o fã (com um toque muito elétrico) suplantou seu ídolo.

Todas elas boas para se ouvir deitado em uma rede, olhando para aquele "céu de brigadeiro", sozinho ou abraçado com alguém (melhor ainda). Finalizando, um link da música I'll see you in my dreams (em versão cantada) que fecha o show em homenagem a George Harrison, exatamente um ano depois de seu falecimento. Sem sacanagem, é de marejar os olhos mesmo de quem nunca foi beatlemaníaco.  Espero que curtam.

https://www.youtube.com/watch?v=CX45pYvxDiA

https://www.youtube.com/watch?v=n-c66SJPuUI

https://www.youtube.com/watch?v=5wTVLIZaxMk

https://www.youtube.com/watch?v=tGivnGv-HXs

3 comentários:

  1. A apresentação do Chet e do Mark é é realmente estupenda. Agora veja só http://www.blahcultural.com/releitura-musical-festival-mr-sandman/
    "J"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você tem pós-graduação em Mr. Sandman! Respondendo à pergunta final do texto, minha predileta é das Chordettes, com gosto de sessão de cinema à tarde, milk shake e tudo mais. Mas a melhor de todas é justamente a que não consegui encontrar, com o já velho e sempre bom Chet Atkins.

      Excluir
    2. Tenho pós em encontrar coisas nada a ver rsrs. No momento tô ouvindo Soda Stereo, não sei se vc já ouviu alguma deles, pra mim era/é a melhor banda de rock da América latina, mas é pouquíssimo lembrada por aqui (uma pena). No blog postei algo deles hoje.
      "J"

      Excluir

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...