domingo, 17 de dezembro de 2023

SORTE DOS PAIS QUE TÊM FILHOS ASSIM

 
Tive ontem uma conversa surpreendente e reveladora com um de nossos filhos. Depois que ele saiu fiquei pensando no que ouvira. E resolvi mandar um zap para ele. A troca de mensagens que se seguiu me fez tão bem que resolvi arquivá-la na blogoteca para que eu a pudesse reler quando estivesse me sentindo meio down. Se um dos dois leitores se sensibilizar com o que foi escrito, ótimo.
 
 
- Você foi o menino mais doce, o filho mais dócil que tivemos. Generoso, solidário, paciente, suavemente amoroso, dono de um amor intenso, profundo mas não explosivo. Pensar que eu te provoquei sofrimento mental em todos os milhares de vezes que briguei com sua mãe não me causa vergonha, não me causa arrependimento. Quem dera o que estou sentindo agora fosse só isso!
 
- Pai, vocês não me causaram sofrimento nenhum, óbvio que isso causou medo. Claro, nenhuma criança quer a separação dos pais, nenhum filho quer, mas quando digo que esperava que vocês fossem se separar a cada grande briga, existia um misto de medo, mas de esperança de que assim vocês ficassem em paz e felizes. Hoje obviamente percebo que isso não era necessário para se atingir a paz, e que mesmo se isso ocorresse ela poderia não vir (veja o exemplo do tio Edson).
 
- Como pude entristecer, magoar, tornar insegura uma criança tão maravilhosa como você foi? Você e seus irmãos mereciam um pai muito, muitíssimo melhor, menos egoísta, menos alheio e eu não merecia os filhos maravilhosos que tive, que tivemos. Não vou te pedir perdão pelo que fui, pois o rio passou. Mas queria muito ter te abraçado demorada e amorosamente todos os dias. Beijão. Te amo!
 
 - Quando te mostrei essa parte da minha alma, não foi para te causar sofrimento. Pelo contrário, foi para mostrar para você que você é importante para a gente sim, como pai, como amigo, como marido. Eu quero você aqui com a gente, não quero que você se vá nunca, nem a mamãe. Sei que isso é impossível, mas quero que vocês tenham vontade de viver conosco o máximo que conseguirem.
 
- Eu tenho, a partir de hoje eu tenho. Beijão e abração de três horas.
 
 - Não quero que você se prenda ao passado, ele é importante para mostrar quem somos hoje, como chegamos aonde chegamos. Mas o passado jamais vai determinar nosso futuro. Nosso futuro se faz nas escolhas do presente.
 
- Eu não pensava em fazer nada, nunca pensei. Mas você me salvou de mim mesmo hoje.
 
- Só uma pergunta sincera. Você não tá pensando em fazer nada não, né?
 
- Não entendi. Fazer o quê? Você tá falando de morte? Não, claro que não! Quero ir à festa de quinze anos da Bia e da Cacá.
 
- Que bom. Fiquei preocupado com sua mensagem
 
- Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente...
 
 
E aí começamos a falar de música, de festas e o post acaba aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TÁ UM DESERTO!