segunda-feira, 12 de abril de 2021

MR. SANDMAN - FOXES AND FOSSILS

 
Mesmo sendo um um roqueiro de primeira hora, confesso que à exceção dos Beatles e Rolling Stones,não tenho mais muita paciência para ouvir o rock raiz, aquele das antigas. Acho o som muito datado e, em alguns casos, até mesmo meio brega (que o Rei me perdoe). Justamente por isso, tenho curtido muito mais ouvir um som ainda mais antigo(!), do tempo em que usava fraldas ou nem tinha ainda nascido quando as gravações originais foram lançadas.
 
Esse aparente paradoxo pode ser explicado pelo fato de não ter sofrido overdose de audição dessas gravações antigas, só descobertas por acaso. Tal como aconteceu quando fomos visitar uma amiga de minha mulher. Ao nos despedirmos, ela me entregou dois CDs com gravações feitas pelas Big Bands da chamada “Swing Era”, coisa ali das décadas de 1930, 1940. Ao ouvir esses CDs descobri músicas deliciosas, algumas até com o chiado dos discos de onde tinham sido recuperadas.
 
Pode acontecer também de me sentir atraído por alguma música tocada em algum filme antigo ou “de época”. “As time goes by” (do filme “Casablanca”) é uma dessas. Mas uma música em especial fez minha cabeça, justamente pelos vocais femininos magnificamente harmonizados. Eu a ouvi em um sábado de madrugada, em um filme ambientado no início da década de 1950. Preciso dizer que a televisão do nosso quarto só é desligada quando minha mulher vai para outro aposento qualquer – que geralmente tem outra televisão. Hoje só temos quatro aparelhos (um na cozinha), mas já tivemos cinco ou seis.
 
Mas voltemos à melodia ouvida na madrugada, pois este é o tema de hoje. Como estava com muito sono, tentei memorizar alguma parte da letra para depois fazer uma busca na internet. E consegui, pois o título da música era justamente o que eu tinha conseguido guardar de memória. Descobri que a gravação original foi feita pelo grupo vocal The Chordettes, formado por  quatro mulheres incrivelmente talentosas - e (na minha opinião!) muito feias. Eu sei que isso soa muito deselegante, principalmente dito por alguém que é um ogro de feio, mas apenas sigo o conselho do Vinicius de Moraes, registrado em seu poema Receita de Mulher: “As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”.
 
Estou enrolando demais, mas o fato é que descobri uma gravação simpaticíssima feita recentemente por um grupo intitulado Foxes and Fossils (quatro moças e uns cinco velhos). Além de terem reproduzido a harmonização vocal original, o que tornou a gravação ainda mais simpática é o fato das quatro jovens estarem usando pijamas, numa clara referência à letra da música (“Mr. Sandman, bring me a dream”). Escutaí, porque é muito boa.
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...