quinta-feira, 15 de abril de 2021

TÁ RINDO DE QUÊ?


Já disseram que "mente vazia é a morada do capeta". Deve ser mesmo, pois de vez em quando surgem algumas ideias meio "encapetadas" na minha cabeça. Devo ainda dizer que prefiro ter pensamentos malucos a não ter nenhum (não creio que essa ideia seja compartilhada pelos que me conhecem. Talvez até possam dizer -"Não, não, você fica melhor com a cabeça vazia"). Pois bem, a última que surgiu está relacionada com retratos, fotografia. Os mais impacientes dirão -De novo”? Calma, que eu explico.

Aqui em casa existem duas fotos antiquíssimas (escaneadas, a bem da verdade), que retratam duas famílias. Na primeira, estão ali perfilados meu sogro, então com uns vinte anos, seus pais e demais filhos. A foto é lindíssima - pela simetria dos retratados (todos já falecidos) - e deve ter sido tirada por volta de 1930, mais ou menos. A outra foto mostra a família de minha avó materna (então com seus dezoito ou vinte anos) - meus bisavós e todos os filhos. Deve ter sido tirada antes de 1920. São retratos espetaculares, todo mundo fitando a câmera solenemente, sem nenhum esboço de sorriso, nem mesmo das crianças bem pequenas.

O que terá mudado desde então? O que terá acontecido para que hoje, todas as pessoas ao se verem na mira de um smartphone, tablet ou, quem sabe, até mesmo de uma câmera fotográfica(!!), tenham que sorrir? Dá a impressão que alguém atrás do "fotógrafo" está fazendo chifrinhos em sua cabeça, oferecendo um pedaço de pizza ou, até mesmo, mostrando a bunda. Porque, sinceramente, não tem lógica aparente nenhuma para que as pessoas sempre exibam um sorriso diante de uma câmera. Falo sério!

Um exemplo disso aconteceu em dezembro de 2013, no velório de Nelson Mandela, envolvendo o presidente dos EUA(!!!!!) e os primeiros-ministros da Inglaterra e da Dinamarca(!!!), que se aproximaram quase cabeça com cabeça, em uma pose que eu diria meiga (meio gay), para fazer uma "selfie". Aliás, isso serviu apenas para provar que a maioria das pessoas está pouco se lixando para a morte de alguém que não seja parente ou amigo muito próximo. E que as "autoridades" só estavam ali - na expressão feliz do Ulisses Guimarães - pela "liturgia do cargo" que ocupam ou ocuparam.

Mas essa aparente falta de senso não me satisfez. Consultei o capeta de novo e surgiu essa ideia: por conta da "aglomerada solidão" (Tom Zé) em que as cidades se transformaram, será que hoje as pessoas sorriem para as câmeras apenas para deixar claro coisas como "estou do seu lado", "sou seu/sua amigo(a)", "não sou ameaça para você"?

Ao comentar sobre isso com meu filho, ele me respondeu assim (por escrito):

-"O porquê das pessoas sorrirem nas fotos, para mim, é óbvio: mostrar que aquele momento registrado foi um momento bom, feliz, mesmo que de fato não tenha sido. Mas por que as pessoas não riam nas fotos antigas? O Mark Twain explica:
'Uma fotografia é um documento importante, e não há nada mais condenável para a posteridade do que um sorriso tolo capturado e mantido para sempre'.
Ou seja: sorrir era coisa de gente estúpida.

Nas pinturas, de onde se herdou esse costume de não sorrir, o sorriso era reservado para 'pobres, lascivos, bêbados, inocentes e pessoas ligadas ao entretenimento'.

Assim, os retratos, como esses 'documentos para a posterioridade', deveriam refletir a honra dos retratados, para que ninguém zoasse da cara deles no futuro, pois a coisa mais fácil que existe é bater o olho em uma foto e criticá-la.

Dando uma pesquisada sobre o assunto, encontrei o seguinte: a palavra retrato tem origem no latim RETRACTUS, particípio passado de RETRAHERE, que é algo como 'tirar para fora'. O problema é que o que se tira nunca refletiu e nem refletirá a verdade, pois em frente à câmera a pose é automática, até mesmo para parecer que não está prestando atenção.

No primeiro dos livros da série Discworld, o personagem principal é o primeiro turista em um mundo medieval, e uma das coisas que ele leva consigo é um artefato que consiste em uma caixa, dentro da qual vive um diabinho. Essa caixa tem um poder mágico: quando seu portador a aponta para as pessoas, com o objetivo de retratá-las, elas fazem o que ele mandar :-)
E o diabinho? Ele apenas desenha o retrato ;-)

Preciso dizer mais alguma coisa? Matou a pau!

(31/10/2014)

5 comentários:

  1. Rapaz, tá explicado porque eu não consigo sorrir em fotos, grande Mark Twain.
    Minha esposa reclama, e eu até tento, mas é impossível o sorriso não sai. E se sai, fica pior do que sério e mal-humorado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reafirmo o meu comentário de então. Mark Twain é eterno, sorrir em fotos continua sendo coisa de gente idiota.
      em tempo : como você faz para republicar também o comentário?

      Excluir
    2. Eu não republico o texto, eu movo. O primeiro procedimento é reverter o texto ou imagem para "rascunho" (canto superior direito). Em seguida, alterar a data da publicação ou o título. Se não fizer isso não conseguirá salvar as alterações. Tudo o que existia no post original vai junto para a nova data. Justamente por isso, por um excesso de zelo, eu coloco no final de tudo a data original da postagem.

      Excluir
    3. Entendi. O texto não existe em duplicata no blog.

      Excluir

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...