quarta-feira, 7 de abril de 2021

CARTEIRA DE IDENTIDADE

Escolher um nome para registrar uma criança recém-nascida é uma coisa tão séria que deveria ser feita com o aconselhamento de padre, psicólogo ou juiz, para não condenar a meninada a uma vida de bullying quase diário. Eu posso falar porque entendo disso na pele (ou na certidão).

Embora pais e mães sejam quase sempre os responsáveis pela escolha de nomes que envergonharão os filhos por toda a vida, eu não posso criticar os meus. Quando eu nasci, havia mais ingenuidade e menos obscenidade visível. Por isso, ninguém notou que meu sobrenome era um convite à safadeza e à putaria. Como é meu nome? Minha senhora, este não é um blog privê, é censura livre (ou quase isso)!

Para prevenir o mico que filhos de pais sem noção certamente poderiam pagar no futuro, ouvi dizer que em Portugal os cartórios têm uma lista de nomes tradicionais para sugerir ou adotar na marra. Para nós, alguns desses soam como piada de português: Gago, Egas (lembra um fanho falando: “Eu vou pa_a Las _egas”), etc.

Mas nem todos os nomes são escalafobéticos. Alguns são só ridículos. Por exemplo: os nomes que os pais colocam para homenagear personalidades de quem são fãs ou admiradores. E se as celebridades forem estrangeiras, a chance de dar merda é total. Maicon ou Maikon já nem tem mais graça. Dependendo do nome, além da grafia errada, você já sabe que o “titular” é mais velho. Exemplos: Ronyvon, Elisrejane, Mussulini, Mararubia.

Resumindo: só atrapalha e constrange ter na Carteira de Identidade um nome idiota. Tem pessoas que sofrem tanto com isso que só aceitam ser chamados por algum apelido escolhido por elas próprias. Conheço uma senhora de quem jamais soube o verdadeiro nome, pois todos a chamam de "Iada e ela faz questão disso! Conheci também um sujeito de nome "Dorival Marcelo". Ele me disse saber quando alguém não o conhecia direito. Para isso, bastava chamá-lo de "Dorival", que ele odiava.

Alguns coitados até mudam oficialmente de nome (meu irmão fez isso). Já para mim, descontado o ambiente de trabalho (que nem tenho mais), é invasivo e impróprio ser chamado gratuitamente pelo nome com que fui batizado. (José Botelho Pinto... Onde já se viu uma coisa dessas?)

Mas existe um nome-homenagem, apenas um, que tem sua serventia para quem o possui. Durante o chamado “intercurso sexual”, na hora do clímax, muitas pessoas gemem, gritam e até zurram. Mas só um “Elvispreslei da Silva”, só um “Elvis de Souza” teria moral para explodir assim:

- “A-Wop-Bop-A-Loo-BAAAAAAHHHH...”

(04/11/2014)


3 comentários:

  1. Rapaz, você conhece a piada do Pedro Bosta? O cara que queria urgentemente mudar o nome?
    Seu irmão mudou o nome ou o sobrenome? Tirou o Botelho Pinto? Fez operação de mudança de nome e de sexo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sei qual é. Meu irmão é infinitamente mais sério que eu. Provavelmente deve ter sofrido mais com a sonoridade de puteiro do nosso sobrenome. Por isso, tirou o Botelho. Quando me contou, não resisti e perguntei se o nome agora era "Retirelho". Ficou muito puto comigo. Hoje não nos falamos mais (e nunca mais falaremos), mas ele é gente boa e continuo gostando muito dele. Talvez um dia nos reconciliemos - em um centro espírita...

      Excluir
    2. Bom, pelo menos ele não tirou o Pinto.
      Entendo bem como são essas brigas entre irmãos.

      Excluir

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...