sexta-feira, 2 de abril de 2021

ESCOLHOS

Quem tiver vida longa certamente encontrará muitos escolhos pelo caminho. Por isso, fazer escolhas (eita joguinho de palavras!) a cada momento é inerente ao ato de viver. Duro é escolher certo. Estudar ou não estudar, escolher essa ou aquela profissão, dedicar-se obsessivamente ou não ao trabalho, casar-se ou ficar solteiro, ter ou não ter filhos são apenas algumas das opções que definem de forma radical a vida de quem as faz.

Se pensarmos, só para simplificar, apenas nas opções “certo” ou “errado” (sem julgamento de valores), teremos cinquenta por cento de chance de ter feito a escolha certa (ou errada, lógico). A Estatística (engenheiro adora números) estabelece que a probabilidade de eventos independentes entre si ocorrer tal como imaginamos é igual ao produto das probabilidades desses eventos. Assim, se tomarmos apenas quatro eventos (estudar ou não, etc.), a probabilidade de ter feito todas as escolhas certas é de apenas uma chance em dezesseis(!!!).

Ou seja, ter sucesso profissional, “dar certo na vida” é difícil pra caramba, pois depende basicamente do acerto das escolhas feitas anteriormente. Talvez seja por isso que depois de certa idade as pessoas fiquem lamentando ter feito isso ou não ter feito aquilo: muitas foram as escolhas que tiveram que fazer, muitos os escolhos que encontraram pelo caminho.

Matutando sobre tudo isso, ocorreu-me o pensamento do dia:

Viver um pouco a cada dia não parece ser difícil. Complicado é entender o “conjunto da obra”.

(26/09/2014)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...