terça-feira, 27 de outubro de 2020

JULES FEIFFER

Escrito em 13/08
Depois de rever as capas do Grilo em post recentemente publicado, lembrei-me de um cartunista americano publicado na revista. Seu tipo de humor é tudo de bom, pois está ancorado em diálogos ou monólogos às vezes ácidos, às vezes críticos aplicados em desenhos aparentemente fáceis de fazer (só aparentemente). Os que sairam no Grilo muitas vezes apresentavam pessoas de perfil, às vezes duas, uma em frente à outra. Às vezes aparecia o Richard Nixon (presidente dos EUA na época) cascateando alguma coisa. O nome desse autor é Jules Feiffer.

Segundo li na internet, nasceu em 1929 e se tornou famoso por “Feiffer”, uma história em quadrinhos satírica onde “os elementos verbais geralmente tomavam a forma de monólogos nos quais o falante (às vezes patético, às vezes pomposo) expunha suas próprias inseguranças”. No período em que a revista Grilo publicou seus desenhos ele era colaborador do The Village Voice, considerado o primero semanário alternativo americano. Aí, para enriquecer o velho Blogson, copiei da internet quatro exemplos de seus trabalhos minimalistas. Em dois deles me senti "obrigado" a traduzir (ou "interpretar") eu mesmo os textos dos desenhos (mesmo sem saber inglês), mais ou menos como no método Braille. Olhaí.

 



2 comentários:

  1. Opa, Jotabê. Passando aqui pra dar um OI, desculpa o sumiço. Mas, tô passando pelo problema de só conseguir acessar o Blogger para comentar apenas aqui do PC de casa, que acesso pela noite quando chego, e eu tava há semanas sem abrí-lo. No PC do trabalho, usando aba anônima, consigo fazer login, mas não aparece opção de comentar, como se eu não estivesse logado. Se um dia puder dar um upgrade aqui e usar o Disqus, como é lá no blog e no Ex-Estranho, fica mais fácil para todos comentarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica tranquilo! Foi bom você comentar aqui, pois pensei justamente em você e no Scant ao descobrir uma raridade aqui em casa. Mas já aviso que não é HQ, é outra coisa totalmente diferente. Me aguarde. Abraços.

      Excluir

ALORS, T'AS DIT OU T'AS PAS DIT?

A primeira das três postagens dedicadas aos aforismos de Voltaire começa com uma frase a ele atribuída, só que não! Como foi perseguido e pr...