terça-feira, 20 de outubro de 2020

OBTUSÂNGULO



 





8 comentários:

  1. de uns tempos pra cá comecei a desconfiar do conceito de santíssima "trindade" - dividir um Deus infinito em três pessoas parece esquisito, fora o espírito santo que é o espírito de Deus infinito que tem um filho que é parte dele mesmo que foi enviado a terra, mas que já voltou ao infinito
    prefiro pensar em um Deus uno pois parece frescura ficar criando mais uma pessoa a cada aspecto reconhecido de Deus
    nem vou falar nos santos que viraram mini-deuses em uma religião que se nega politeísta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um assunto que dá pano pra manga. Nasci e fui criado em uma família católica, afastei-me da igreja durante alguns anos, voltei quando me casei, nossos filhos durante muito tempo fizeram parte do movimento de jovens da igreja que frequentamos. Hoje, só tenho certeza de que um ainda é católico total, pois os outros três mudaram muito ou pouco. O que mudou muito hoje é ateu. Eu mesmo mudei minha visão sobre esses assuntos. Depois de ler o livro Sapiens fiquei super balançado, mas acho que tenho um "gene religioso" muito forte. A solução que surgiu espontaneamente foi "reescrever" o catolicismo para mim, um catolicismo só meu, sem frescuras e sem muitas crenças ou dogmas. Hoje, por exemplo, risquei todo o Antigo Testamento e o Apocalipse da "minha" Bíblia, pois acho que são uma sucessão de maluquices, crendices e equívocos. Então esse lance da Santíssima Trindade é irrelevante para mim. Creio em Deus, creio em Jesus, mas estou pouco me lixando como se interagem. Essa ideia da trindade é uma explicação ou teoria que surgiu tempos depois. Também não ligo a mínima se existe só um Deus ou mais de um (o filho, por exemplo). Crer em Deus me faz bem, mas sempre contestei ou duvidei de coisas que ouvia ou lia na Bíblia.

      Excluir
    2. idem
      "Crer em Deus me faz bem, mas sempre contestei ou duvidei de coisas que ouvia ou lia na Bíblia."
      hoje trato quase tudo como metáforas

      Excluir
    3. E eu acho que não está errado, basta pensar em quantos redatores, há quantos mil anos a Bíblia foi sendo escrita.

      Excluir
    4. foi a primeira franquia sci-fi da História hahahaha

      Excluir

ALORS, T'AS DIT OU T'AS PAS DIT?

A primeira das três postagens dedicadas aos aforismos de Voltaire começa com uma frase a ele atribuída, só que não! Como foi perseguido e pr...