quinta-feira, 22 de outubro de 2020

VOCÊ SABIA? - CAVANNA

Como sabem ou suspeitam os insensatos que acessam este blog, meu tema e foco predileto são o humor, a sátira, a caricatura e o sarcasmo. Por isso mesmo - e sempre que isso foi possível - alimentei minha cabeça com revistas, jornalecos e livros que tivessem essa pegada. Uma dessas publicações foi um jornal tabloide lançado em 1971 com o título “Grilo”. Era integralmente dedicado às tiras de personagens caricatos, mas com um tipo de humor nada infantil. Nessa fase, creio que os autores eram majoritariamente dos Estados Unidos. Algumas histórias eram super manjadas, mas a maioria era desconhecida no Brasil. Os desenhos de Robert Crumb, Jules Feiffer e Wolinski misturavam-se com as tiras de Peanuts, Wizard of Id, Tumbleweeds, o burocrata Bristow e, mais para frente um pouco, Valentina, um desenho sensual sem tons de cinzas, só em preto e branco.

Em determinado momento, o jornalzinho foi transformado em revista, com mudança também no conteúdo. Os personagens certinhos foram dando lugar à produção de autores franceses do time do Charlie Hebdo, com seu humor sacana ou delirante, cartunistas americanos da imprensa alternativa e até brasileiros. Nessa fase, além de desenhos debochados começaram a ser publicados contos de realismo fantástico (que nunca li) e textos hilariantes e cheios de non sense. É aí que mora o post de hoje.

Além dos “textículos” jotabélicos que recentemente publiquei aqui no Blogson, já fiz posts com seleções de frases do escritor Mark Twain, do humorista Groucho Marx (muito melhor que o Karl), do senador romano Cícero, do meu ídolo maior Millôr Fernandes, do economista Roberto Campos e do jornalista americano HL Mencken.  Graças a um comentário de meu amigo virtual GRF, lembrei-me de pequenos textos publicados na revista Grilo, apresentados como se fossem tópicos de enciclopédia. Confesso que não tive paciência de procurar em todas as revistas. Assim que achei um, escaneei como OCR, corrigi, excluí as ilustrações (lamento, Ozy) e o resultado é a matéria prima deste post.

É um humor absurdamente idiota, mas confesso que é tudo o que eu gostaria de conseguir fazer. Seu autor chamava-se Cavanna. Segundo a Wikipédia, “François Cavanna (22 de fevereiro de 1923 - 29 de janeiro de 2014) foi um autor francês e editor de jornais satíricos. Ele contribuiu para a criação e sucesso de Hara-Kiri e Charlie Hebdo. Escreveu em uma variedade de gêneros, incluindo reportagem, sátira, ensaios, romances, autobiografia e humor. Também traduziu seis livros sobre cartunistas famosos”.

Depois dessa longa introdução só resta curtir o non sense e o humor idiota de Cavanna. Olhaí.


ABUTRE – Os hindus pobres, não tendo condições de comprar escovas de dentes, andam sempre com um abutre pousado no ombro. Assim que o hindu termina sua refeição, o inteligente animal limpa-lhe os dentes com bicadas precisas e eficazes.

CAMELO - Não é como se acreditou por muito tempo, porque não tenha sede que o camelo pode caminhar muitos dias no deserto sem beber água, mas porque ele é muito orgulhoso para pedir.

CARA A CARA - As únicas criaturas que se grudam de frente são o homem e o sanduíche de patê.

CEGO - Os cegos têm a audição muito desenvolvida. Um cego pode reconhecer se uma nota é falsa apenas com o barulho das algemas fechando-se nos seus pulsos.

CÉLULA - A primeira célula viva que, chegando a fase da puberdade, percebeu que para se reproduzir só precisava se dividir em duas, sofreu AMARGA DECEPÇÃO.

CUCO – Chegada a primavera, a fêmea do cuco, em vez de construir um ninho, vai botar seus ovos nos pêndulos.

ESPERMATOZOIDES – Se todos os espermatozoides contidos em uma gota de líquido seminal fossem colocados em fila indiana, eles cobririam a distância de Paris a Chartres, e durante esse tempo não correríamos o risco de ter um filho com a empregada.

GORILA - A senhora Lucy Mytailor-Isrich, esposa de um missionário anglicano na Nigéria, foi raptada durante um safári por um gorila. Depois de viver durante mais de trinta e cinco anos em notório concubinato com o afetuoso símio, ela continuava incapaz de fazer amor nas árvores sem o medo de quebrar o pescoço.

INTESTINO - O intestino do boi é três vezes mais comprido que o do homem. Entretanto, o boi não liga muito, porque ELE NÃO SABE DISSO.

LONGEVIDADE - O homem mais velho do mundo é um camponês búlgaro chamado Frappsulbid Safeploff.· Ele tem 218 anos. Atribui sua excepcional longevidade e vigor ao fato de viver, desde que nasceu, em um tonel de iogurte. Respira por um tubo e só tem um desejo: VER A TORRE EIFFEL.

MORCEGO – O morcego é um pássaro, mas não sabe disso, e continua voando e botando ovos.

PÁSSARO – Um pequeno pássaro, o Piafus confians, vai todo ano na primavera fazer seu ninho no estômago dos gatos.

PEIXES - Um eminente sábio alemão tentou compreender a linguagem dos peixes. Os peixes se exprimem movendo o rabo. Por exemplo; os movimentos rápidos e bruscos que faz o rabo de um bagre no momento em que é tirado fora da água por um anzol número 12 podem ser interpretados como palavras de doce reprovação.

PORCO-ESPINHO - Se o porco-espinho macho, com a chegada da primavera, sobe nos telhados para roubar telhas, não é, como se pensou por muito tempo, para construir seu ninho, mas porque ele costuma colocar a telha nas costas da fêmea antes de fazer amor. Senão, ele espetaria a barriga.

PULGA – Uma pulga pode mover duas mil vezes o próprio peso, desde que primeiro seja castrada.

ROCHEDO- O célebre rochedo do índio-que-fuma-cachimbo, nos montes Aleganis (EUA), visto de um certo ângulo, ao entardecer, lembra de maneira impressionante o perfil de uma ENORME PERA.

SEXUAL (Orifício) - No dia 10 de outubro de 1968, um habitante de. Zurich, Rudi Woistminekuh, percebeu que o orifício sexual de sua mulher distribuía tabletes de chocolate Nestlé quando se· apertava seu seio direito. Ele pediu o divórcio, porque só gostava de chocolate Suchard.

TIGRE - A primeira vez que um homem deparou com um tigre, vendo que a Providência tinha desenhado as listras no corpo do animal para que se pudesse facilmente cortá-lo em fatias, como um melão, quis levá-lo para casa, e comê-lo em família. Lamentavelmente o tigre não estava maduro.

VIAJANTE (Árvore do) - A árvore-do-viajante, que cresce nas imensidões desérticas da Austrália central, tem frutos muito nutritivos, com gosto de sanduíche de pernil, e fornece um suco gasoso, com o mesmo sabor da cerveja. Quando o infeliz explorador perdido descobre uma árvore-do-viajante, ele só precisa esperar o momento em que o zelador da árvore fique de costas para apanhar a mochila dele e sair correndo.

2 comentários:

  1. Um tanto quanto psicodélicos e simples e toscos e engraçados.

    ResponderExcluir
  2. Alguns não têm muita (ou nenhuma) graça, mas os tópicos do abutre, do cego, do espermatozoide, do gorila, do pássaro e dos peixes são muito bons, com destaque para os do cego, do gorila e do peixe, simplesmente geniais.

    ResponderExcluir

ALELUIA, ALELUIA!

  Há muito tempo, deixei de comentar as notícias que lia nos grandes portais da internet. Esses comentários recebiam títulos como "Come...