segunda-feira, 7 de novembro de 2016

CARNINHA NA LAJE

Depois de saber que o tema da redação do ENEM é “Caminhos para combater a intolerância religiosa” e de ler uma reportagem da revista VEJA sobre a vitória do Marcelo Crivella no Rio de Janeiro ("Ele é só o começo"), fiquei matutando sobre o Edir Macedo, líder máximo da Igreja Universal e tio do prefeito eleito. Segundo a revista, "sua igreja, presente em todos os continentes, estendeu-se pelos mercados editorial e de música gospel, é dona da segunda maior emissora de TV do país, a Record, e ainda tem um partido para chamar de seu, o PRB, com 21 parlamentares”.

A VEJA ainda traz a informação de que o dono da Igreja Internacional da Graça de Deus, missionário R. R. Soares, é irmão da esposa do Edir Macedo e “Cofundador da Universal”. Teria rompido “com Macedo depois que ele ganhou a liderança da igreja, em 1980”.

Aí minha mente ascendeu, ou melhor, acendeu. Para mim, isso é briguinha, rusguinha de cunhados, que se resolveria com uma rodada de cerveja na mesa de um bar. O problema é que os dois são evangélicos. Aí pensei que um churrasco em cima da laje (do heliponto, óbvio) ressuscitaria a velha amizade.

Fico até imaginando a cena: uma carninha assando na grelha (cordeiro, por favor) e os dois tomando suco de uva (vinho do padre, nem pensar!).

Aí o Soares, totalmente desalcoolizado, começa:
- Pois é, Macedão, você é muito marrento, mas eu gosto de você. 
- Eu também gosto de você, pois cunhado é quase carne da minha carne, sangue do meu sangue.
- Você conseguiu colocar a Universal em todos os continentes!
- Quase cem países...
- Você é o cara!
- Sou nada!
- É sim! Mas é bom deixar essa barba ridícula de molho e segurar seu kipá, pois eu sou mais que você.
- Já tomou suco demais!
- Olha só, Macedão, suas ovelhas gostam de dizer - "Eu sou a Universal", certo?
- E daí?
- Daí que se sua igreja está presente em todos os continentes, você deve dizer que é Internacional!
- Pata kipá réu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONVERSA DE DINOSSAUROS

Saber da remoção de blogs é uma sensação realmente estranha, causando uma reação parecida com o que disse o Chico Buarque – “Já de saída a m...