segunda-feira, 21 de novembro de 2016

AS FASES DO LUTO (E MUITO MAIS)

Meu filho escreveu o texto abaixo e o colocou no Facebook. Tinha um endereço certo, mas achei tão bonito que não resisti: mesmo sem seu consentimento, fiz um copicola para o Blogson. Creio que não preciso dizer mais nada.


O inicio é igual ao fim, o fim é igual ao começo, apesar de estarmos acompanhados para sairmos ao mundo, nós entramos na vida sozinhos e partimos sozinhos.

Hoje terá a missa de sétimo dia da morte de meu tio Élcio, não vou escrever sobre ele ou para ele, meu pai já fez isso brilhantemente. Quero escrever para os vivos. A morte é parte inerente a vida, é o que dá brilho a vida, pois quando ela vem a vida se apaga. Infelizmente (independente de crença) nossos corpos vão morrer, não tem como escapar, vamos deixar aqui apenas as lembranças do que já fomos um dia: "Tu és pó e ao pó retornarás". Para os vivos resta apenas vivenciar o luto, que no meu ponto de vista deve ser vivenciado como a pessoa assim o quiser. Quem quiser ir ao velório vá, quem quiser ir à missa de 7° dia vá, quem quiser fazer sua homenagem em casa, no boteco, no trabalho, no facebook, faça. Não resta aos vivos impor limites aos demais sobre um momento tão único e individual. Como mostra o vídeo que eu coloquei abaixo, o luto tem sim suas fases. Mas cada um as vive de maneira e em tempos diferentes, e elas ainda podem se misturar e mudar a ordem e ir e voltar. Essa é a beleza da vida, somos únicos, vivemos de maneira tão única apesar de compartilharmos os mesmos momentos. Precisamos aprender a respeitar mais não apenas as individualidades, mas os indivíduos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONVERSA DE DINOSSAUROS

Saber da remoção de blogs é uma sensação realmente estranha, causando uma reação parecida com o que disse o Chico Buarque – “Já de saída a m...