sexta-feira, 19 de junho de 2015

A MÃE DO JUIZ

Se alguém me perguntar - apenas a título de cumprimento - como vou indo, é bem capaz de eu ficar tentado a explicar. Porque eu sou um sujeito que explica. Explica o que ninguém perguntou, explica o que não interessa a ninguém e, principalmente, explica o que não tem nenhuma obrigação de explicar. Imagino que tenha carência de aprovação, o que venhamos e convenhamos, é um traço bastante infantil. Mesmo assim, sinto-me novamente tentado a me explicar.

Quando lerem este post os ateus rir-se-ão de mim, os evangélicos me odiarão e os católicos carismáticos desejarão que eu seja excomungado (não creio que algum evangélico leia o Blogson, mas, vá saber!). E tudo isso por causa de uma piada, um cartoon que me ocorreu, pois o tema é Deus. Melhor dizendo, é deus, assim no minúsculo.

Como sabem as pessoas que eventualmente leem este blog, sou católico praticante. Mas não tenho nenhum problema com piadas sobre o cristianismo. Algumas são muito boas, super engraçadas e bem boladas. Um exemplo do que eu digo é o site "Um Sábado Qualquer". O autor está na faixa etária de meus filhos e algumas tiras são simplesmente geniais. 

O problema surgiu depois que visualizei todo o desenho pretendia fazer. Como já disse antes, eu preciso mais de Deus do que ele de mim. Pode até ser que Deus não exista - como muita gente acredita. Nesse caso, talvez eu tenha o "gene da religiosidade". Um dia saberei se estou certo ou errado. Até lá, continuarei crendo em Deus, e pronto.

Por isso, de repente, com a piada, bateu um sentimento de culpa, de pecado, o medo de estar blasfemando. Afinal, pode parecer bizarro ou ridículo para quem é ateu, mas quando rezo (ou oro), eu louvo a Deus e agradeço as bênçãos e graças que recebi ao longo de minha vida (mesmo sentindo que não as mereci). E se alguém ainda duvidava de minha fé, agora quebrou a cara. Culpa, pecado? Só cristão sente e pensa nisso. 

Pois bem, o fato é que realmente fiquei totalmente inseguro quanto à ideia de divulgar ou não o cartoon. Aí precisei racionalizar para acalmar o espírito. E me lembrei da "mãe do juiz" (de futebol), aquela que é mais xingada que alguns políticos envolvidos com o Petrolão. A diferença entre a mãe do juiz e um político corrupto é essa: o ladrão é sempre real, enquanto a mãe ofendida é só virtual, não tem nada a ver com a mãe verdadeira.

Depois desse raciocínio, acalmei minha ansiedade e fiquei mais tranquilo, pois o deus da piada imaginada é igual à mãe do juiz: não é Aquele em quem acredito. O mesmo pensamento valerá se me ocorrer outra piada. E fica o lembrete: ninguém, além de mim mesmo, pediu esta explicação. Pode até ser que ao ver o cartoon (que sairá amanhã), alguém fique tentado a dizer: - "que merda! Toda aquela xaropada só por causa desse lixo?"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

IL Y A BEAUCOUP D'ON-DIT, VOLTAIRE!

O ótimo é inimigo do bom. Que devo concluir ao cabo dos meus longos propósitos? Que os preconceitos são a razão dos imbecis.  Toda espéc...