quinta-feira, 3 de julho de 2014

BALANÇA DE DOIS PRATOS

Ultimamente minha atenção voltou-se para uma coisa que tem enchido o meu saco. Não é prevenção ou rabugice de velho, juro (tá bom, pode ser sim). A questão é que isso que me incomoda está parecendo uma balança de dois pratos, só que está faltando um deles. Não, não é uma queixa endereçada ao INMETRO. Meu lance é outro.

Alguém tem noção de quantas ONGs (incluídas as filiais e representações em estados diferentes) ligadas aos direitos humanos existem no Brasil? No site  http://dhnet.org.br/abc/org/ tem uma relação estado por estado. Tentei contar e creio que existem em torno de 400!!! (aposentado é foda – para passar o tempo vive inventando merda. Perdão, eu quis dizer moda).

Em Minas, têm 24. Em São Paulo, 80; e por aí vai. Rola de tudo: comissões de OABs regionais, muitas unidades ligadas à Igreja Católica, movimentos negros, comunidade gay, etc. Se não me engano, há 18 enfoques diferentes.

Alguns nomes são super sonoros ou bem bolados. Em São Paulo, por exemplo, existe o “Fala Preta!” e também o “Fala Negão da Zona Leste” (isso sim é que é especialização). Defensor dos direitos da comunidade gay do Maranhão, existe o “Grupo Gayvota”. Esse nome é super legal, mas me causou uma dúvida em relação à pronúncia: fala-se “gáyvota” ou “gueivota”? Se for correta a segunda opção, fica parecendo uma declaração afirmativa: “Gay vota!” (acho que perdi o foco).

Ou seja, é tanta ONG para defender os direitos humanos que se os X-Men vivessem aqui, imagino que alguém já quereria criar uma unidade para defender os direitos sobre-humanos!
Pois bem, falando sério, a questão, o motivo de minha irritação é esse: porque não tem nem uma ONG, umazinha que seja para defender os Deveres Humanos? Para ficar só em um exemplo, tem sempre algum idiota falando em “direitos humanos” e defendendo a manutenção da maioridade penal tal como está, enquanto menores assassinos continuam barbarizando a sociedade.

Não sou contra os direitos humanos, pelo contrário. Direito é bom, é desejável, é necessário (estão aí os advogados dos mensaleiros, do goleiro Bruno e de outros inocentes e injustiçados, que não me deixam mentir – sozinho). O problema é a esculhambação generalizada. Falta o prato do Dever naquela balança citada antes. Além do mais, em qualquer dicionário de língua portuguesa “Dever” sempre vem antes de “Direito”. É isso.

Um comentário:

  1. Zé - excelente ponto sobre ONGs e direitos humanos. Outra dia vi uma pessoa questionando a definição de ONG(que seria Organização Não Governamental) - a pessoa perguntava - se é não governamental, porque tanta ONG financiado pelo governo? Ai eu pensei - ela tem razão kkk
    http://malucomg.wordpress.com/

    ResponderExcluir

TEMAS QUE NÃO PRETENDO AMPLIAR

  Alguns pensamentos meio caóticos ou delirantes têm invadido minha mente. Se fosse outro o tempo, ficaria divagando e escrevendo abobrinhas...