segunda-feira, 1 de abril de 2024

GILGAMESH, REI DE URUK

 
Esclarecimento: Num primeiro momento pensei em publicar posts diários com duas das 29 páginas formatadas em Word Arial 12. Logo percebi que ficaria um leitura enfadonha e muito fragmentada, pois seriam necessários 15 dias para publicar toda a Epopeia. Por isso decidi utilizar as divisões existentes na tradução encontrada, o que resultará em oito postagens, cada uma com um tema. O primeiro texto está apresentado como prólogo. A partir de agora o Blogson se transformará em uma blogoteca, uma biblioteca, sempre que se quiser consultar essa obra. Bora lá?


Proclamarei ao mundo os feitos de Gilgamesh. Eis o homem para quem todas as coisas eram conhecidas; eis o rei que percorreu as nações do mundo. Ele era sábio, ele viu coisas misteriosas e conheceu segredos. Ele nos trouxe uma história dos dias que antecederam o dilúvio. Partiu numa longa jornada, cansou-se, exauriu-se em trabalhos e, ao retornar, descansou e gravou na pedra toda a sua história.

Quando os deuses criaram Gilgamesh, deram-lhe um corpo perfeito. Shamash, o glorioso sol, dotou-o de grande beleza; Adad, o rei da tempestade, deu-lhe coragem; os grandes deuses tornaram sua beleza perfeita, superior à de todos os outros seres, terrível como um enorme touro selvagem. Eles o fizeram dois terços deus e um terço homem.

Em Uruk ele construiu muralhas, grandes baluartes, e o abençoado templo de Eanna, consagrado a Anu, o deus do firmamento, e a Ishtar, a deusa do amor. Olhai-o ainda hoje: a parte exterior, por onde corre a cornija, tem o brilho do cobre; sua parte interior não conhece rival. Tocai a soleira, ela é antiga. Aproximai-vos de Eanna, a morada de Ishtar, nossa senhora do amor e da guerra: é inigualável, não há homem ou rei que possa construir algo que se equipare. Subi as muralhas de Uruk; digo, caminhai por cima delas; observai atentamente o terraço da fundação, examinai o trabalho de alvenaria: não é feito com tijolos cozidos, e bem feito? Os sete sábios lançaram suas fundações.

4 comentários:

  1. http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/gilgamesh-ii/gi005102/43487

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Sinceramente falando, imaginei que você gostaria de ler esse texto. Sairá um trecho por dia, até o dia 08/04. Para mim, que gosto de poesia e para você, um poeta inspiradíssimo, provavelmente seria mais interessante ler na forma de poema, tal como foi originalmente escrito. Mas convertido em prosa também está bom.

      Excluir

ESTRELA DE BELÉM, ESTRELA DE BELÉM!

  Na música “Ouro de Tolo” o Raul Seixas cantou estes versos: “Ah! Mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado. Macaco, praia, ...