sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

THE IG NOBEL PRIZE RIDES AGAIN!

Nunca ouviu falar do prêmio que dá o título deste post? Ele realmente existe e é uma espécie de paródia do verdadeiro Prêmio Nobel. As pesquisas e ações premiadas geralmente são ridículas, irrelevantes, inócuas ou equivocadas, mas sempre engraçadas.
 
A seguir, a transcrição de alguns trechos da reportagem da revista Galileu com as premiações mais divertidas de 2020. Acredite se quiser, nosso presidente foi um dos laureados.
 
O Ig Nobel Prize é uma premiação criada pela revista Annals of Improbable Research (em português, Anais de Pesquisa Improvável) que visa destacar as pesquisas ou experimentos mais inusitados em todo o mundo.
 
Acústica
O prêmio foi para uma equipe da Áustria, Suécia, Japão, Estados Unidos e Suíça que induziu o grito de um crocodilo fêmea chinês após entrar em uma câmara hermética cheia gás hélio.
 
Psicologia
Os vencedores foram os pesquisadores Miranda Giacomin e Nicholas Rule, que desenvolveram um método para identificar pessoas narcisistas por meio do exame de suas sobrancelhas.
 
Física
Pesquisadores da Austrália, Ucrânia, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e África do Sul venceram ao mostrarem em um estudo publicado na Scientific Reports o que acontece com o corpo de uma minhoca ao vibrá-lo em alta frequência.
 
Gestão
Os vencedores desta categoria são um pouco incomuns: cinco assassinos chineses que delegaram a tarefa de matar uma pessoa um para o outro, cada um recebendo uma pequena porcentagem do pagamento, mas nenhum deles conseguiu praticar o crime. O caso ocorreu em 2015
 
Medicina
Os cientistas Nienke Vulink, Damiaan Denys e Arnoud van Loon, da Bélgica e da Holanda, diagnosticaram uma nova condição psiquiátrica: a misofonia - angústia de ouvir outra pessoa mastigando.
 
Educação Médica
Ao todo, nove líderes políticos ganharam este prêmio por "usar a pandemia de Covid-19 para ensinar ao mundo que os políticos podem ter um efeito mais imediato sobre a vida e a morte do que os cientistas e médicos", justifica o comunicado do prêmio. As personalidades citadas foram Jair Bolsonaro (Brasil), Boris Johnson (Reino Unido), Donald Trump (Estados Unidos), Vladimir Putin (Rússia), Narendra Modi (Índia), Andrés Manuel López Obrador (México), Alexander Lukashenko (Bielorrússia), Recep Tayyip Erdogan (Turquia ) e Gurbanguly Berdimuhamedow (Turcomenistão).
"São todos indivíduos que perceberam que seu julgamento é melhor do que o julgamento de pessoas que estudaram isso durante toda a vida e foram mais insistentes a respeito", disse, em nota, Marc Abrahams, editor da Annals of Improbable Research.
 
Materiais
Pesquisadores dos Estados Unidos e Reino Unido criaram uma faca feita de fezes humanas congeladas e mostraram que elas, na verdade, não funcionam. A ideia foi do antropólogo Metin Eren, que desde criança era fascinado por uma história de um homem inuíte, nação esquimó que habita o Canadá, o Alasca e a Groenlândia, que fez uma faca com seu próprio cocô. "As facas falharam terrivelmente", disse ele, em nota. "O objetivo era mostrar que as evidências e a verificação dos fatos são vitais."
 
 
 
CANDIDATO A NOVA PREMIAÇÃO:
Aparentemente, nosso querido Bozo tem vocação para receber prêmios dessa magnitude, pois esteve envolvido em três eventos que,  associados, dão direito a nova premiação ( e até a ganhar música no Fantástico). Bora lá,
 
Primeiro evento: Mesmo desaconselhado por seus assessores, recentemente nosso presidente visitou a Rússia, encontrando-se com Putin em 16 de fevereiro. Essa visita gerou críticas, memes e piadas, uma delas feita pelo ex-ministro Ricardo Salles, ao insinuar que a visita de Bolsonaro teria impedido a 3ª guerra mundial (“Putin sinaliza recuo na Ucrânia, presidente Bolsonaro evita a 3ª guerra mundial”). Era uma piada – e ele mesmo reconheceu - cujo objetivo real era manter o nome do presidente em evidência (isso ele não reconheceu).
Fico com vergonha de admitir não ter percebido que se tratava de um meme eleitoreiro. O problema é que o ex-ministro só admitiu ser brincadeira depois de meio mundo ter caído de pau nessa idiotice e – pasmem! – 22% das pessoas entrevistadas sobre essa notícia terem realmente acreditado no poder pacificador do presidente.
 
Segundo evento: E agora, a coisa se complica um pouco mais: ainda no dia 16, nosso presidente disse o seguinte: “Mantivemos a nossa agenda, por coincidência ou não parte das tropas deixaram a fronteira”. Será que ele também acreditou na lorota do Ricardo Salles?
 
Terceiro evento: O que sei é que oito dias depois da viagem de Bolsonaro â Rússia, a Ucrânia foi invadida.
 
Conclusão: em minha opinião o mito preencheu todos os requisitos para receber o Prêmio Ig Nobel da Paz de 2022.
 
 
Se quiser rir mais um pouco com premiações passadas, acesse este link: 

https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2015/01/premio-ignobel.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...