segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

MILAGRE DOS PEIXES - MILTON NASCIMENTO

 
Eu estava tranquilo ("tranquilo", na escala jotabélica), “de boa”, sem pensar em postar nada hoje, até ouvir no rádio a gravação ao vivo da música “Milagre dos Peixes”, de Milton Nascimento. A música é tão linda e a gravação (feita em 1974) é tão... (não sei que palavra usar), que não resisti. Eu precisava compartilhar essa experiência quase transcendental com meus amigos virtuais e qualquer outra pessoa que tropece no blog.
 
E um dos motivos, além da beleza natural da melodia, é a interpretação do Milton quando ainda possuía uma voz magnífica. Ou a “voz de Deus”, como definiu a Elis Regina, ao dizer que “se Deus cantasse, Ele cantaria com a voz do Milton Nascimento”. Talvez hoje Deus continue a cantar com a voz de Milton, mas só Ele consegue.
 
Não sei isso se acontece com todo mundo, mas há músicas que conseguem me transportar para algum lugar fora do tempo, um mundo onírico e ideal que me faz esquecer de Lulas, Bolsonaros, “Putinhos”, Ucrânias, Covids, miséria e dor. E Milagre dos Peixes é uma dessas músicas.
 
Para finalizar esta introdução, chamo a atenção para o momento da gravação original onde ele estica a palavra “dor” por inacreditáveis treze ou quatorze segundos, transformando-a na expressão máxima do sofrimento. Bonito demais!

Áudio do show original:




Vídeo de apresentação no Festival de Jazz de Montreal (com Wayne Shorter)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMAS QUE NÃO PRETENDO AMPLIAR

  Alguns pensamentos meio caóticos ou delirantes têm invadido minha mente. Se fosse outro o tempo, ficaria divagando e escrevendo abobrinhas...