sexta-feira, 29 de maio de 2020

SI SENOR, QUE LINDO, ¿EH?

O apresentador de televisão Silvio Santos é um gênio da comunicação. Engraçado, espirituoso, malicioso, espontâneo e simpático com suas “colegas de trabalho” e convidados do programa. Com o avanço da idade, está cada vez mais imprevisível e inconveniente. O empresário Senor Abravanel sempre foi um gênio nos negócios. Estrategista e com um faro impressionante para novas oportunidades.

O empresário apresentador Silvio Senor Abravanel Santos é ardiloso, oportunista, manipulador, centralizador e descaradamente bajulador de presidentes, desde a época em que ganhou a concessão de um canal de televisão no governo do General Geisel, até recentemente, quando, segundo informações da Folha de São Paulo, assinou uma nota endereçada a seus funcionários do SBT com os seguintes dizeres:

“A minha concessão de televisão pertence ao governo federal e eu jamais me colocaria contra qualquer decisão do meu “patrão” que é o dono da minha concessão. Nunca acreditei que um empregado ficasse contra o dono, ou ele aceita a opinião do chefe, ou então arranja outro emprego.”

Essa declaração apenas confirma o que disse sua filha Patrícia Abravanel ao participar do jurássico quadro “Pra quem você tira o Chapéu?”, apresentado pelo dinossauro Raul Gil. Nesse programa, ela disse que "O SBT é muito pró-governo" (não importa qual) e que "A gente acredita que tem que estar apoiando".

E completa a explicação, dizendo: "Ele (seu pai) ensinou isso para a gente. Apoiou Lula, a Dilma ele apoiou, antes também, Temer ele apoiou. Então acho que a gente tem que estar perto dos nossos governantes para eles poderem sim tomar boas decisões. Que a gente influencie eles para coisas boas. Para que a gente acredite neles, e torça por cada um deles. Então eu, como meu pai, somos pró-governo, sempre. E se eles fizerem alguma coisa errada, claro que a gente pode puxar a orelha, mas temos que ser pró-governo”. Só que não, Patrícia, só que não! Seu pai nunca puxaria a orelha de nenhum de seus patrões.

Ninguém tem direito a dar palpite por que o señor Silvio age assim nem se educou suas filhas nessa linha. Afinal, o Frank Zappa ensinou que "só estamos nisso pelo dinheiro" (We're Only In It For The Money). Mas no caso do líder da banda "The Mothers of Invention" isso era uma piada e título de um de seus álbuns.Triste é quando o apresentador octogenário exacerba na puxação de saco, na subserviência canina, como aconteceu recentemente, ao ordenar ao departamento jornalístico do SBT que o programa “Fala Brasil” nada comentasse sobre o vídeo da última reunião ministerial em que Sérgio Moro esteve presente. Em virtude da argumentação de seus funcionários de que aquele era o assunto do momento em todos os jornais e emissoras, mandou colocar o programa “Triturando” no horário daquele telejornal.

Isso me fez lembrar um caso que li no livro "Chatô, o rei do Brasil". Segundo o livro (vou citar de memória, pois não consultei o livro novamente), Assis Chateaubriand teria ficado puto com alguma reportagem que alguém queria publicar. Para que não restasse dúvida, estabeleceu esta máxima: “no meu jornal quem pode ter opinião sou eu. Quem quiser ter opinião diferente, que compre seu próprio jornal”. Curiosamente, o apresentador Silvio Santos brincou com uma de suas repórteres ao dizer a ela: "Se quiser dar sua opinião compre uma estação de TV e faça por sua própria conta". Mesmo que dito com ironia, isso não é nada engraçado e lembra as falas de seu atual patrão ("quem manda aqui sou eu", "eu sou a Constituição", etc.).

Por essas e outras é que penso haver um sentido oculto na sigla SBT, oficialmente Sistema Brasileiro de Televisão. Para mim, a mensagem subliminar e atemporal dessas três letras é esta: 
SBT: Sistema Baba-ovo de Televisão.

Em sua versão atual pode também ser entendida como 
Sistema Bolsominion de Televisão (ou Sistema Bolsonarista de Televisão).

9 comentários:

  1. Rapaz, embora eu jamais conseguisse ser como ele (principalmente na conta bancária), sou um grande fã do sujeito. Ajo da mesma forma no Marreta; lá o que vale é a minha opinião.
    Você disse da repórter à qual Silvio "brincou" : quer dar sua opinião? Compre uma TV.
    Não é o que fazemos com os filhos? Quando você tiver sua casa, você faz o que quiser?
    O SBT não é um canal de TV, é a casa do Silvio.
    Um gênio, não tenho dúvidas.
    Cobrar o caráter e a moral padrão e mediana de um gênio? Sacanagem de nossa parte. Inveja pura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e não. Mas eu acho que o sujeito foi de uma subserviência abjeta. Minha mulher amava o Silvio. Por isso mesmo eu sempre via seus longos programas com ela (não tínhamos TV a cabo e creio que nem existia ainda). Sempre gostei dele, sempre o admirei, especialmente como gênio dos negócios. A coisa começou a mudar quando resolveram lançá-lo como candidato a presidente. Lembro-me do momento em que começou a contar a história de um antepassado (avô, pai ou bisavô) e começou a forçar a barra para ficar com a voz embargada como se estivesse emocionado, lacrimejante. Só que não estava. Achei aquilo uma canastrice só e indicadora de um caráter não muito confiável (e olha que eu o achava o cara!). Então é isso. Hoje eu não consigo mais ver o SBT (exceção só para a Eliana e a Marisa). Todo o resto para mim é lixo. Apenas um shoptime da TV aberta, apelativo, popularesco, caricato, vulgar e chato. E essa calça arriada tão explícita me deixou atônito. Mas, enfim, é como você disse, a casa é dele. E a anatomia também.

      Excluir
  2. A Eliana eu sei quem é, e gastaria uns bons momentos e umas tantas quantas ereções com ela. Quem é Marisa?
    E não nos esqueçamos do Chaves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Quanto à Marisa, ela é uma adolescente que acabou de completar 18 anos, está no SBT desde uns cinco anos e é inteligentíssima. Era apresentadora de um programa diário destinado ao público infantil, vestia-se como Shirley Temple (ideia de jerico do Silvio) e fazia comentários hilariantes, pois era muito nova. Hoje apresenta aos sábados à tarde um programa voltado mais para adolescentes. É auxiliada pelo “pequeno pônei” do antigo CQC e já entrevistou o Pedro Bial, etc. Continua super espontânea.

      Excluir
    2. Esqueci de falar: o Chaves, para mim, é o Didi Mocó que deu certo. Acho genial, mas não vejo mais.

      Excluir
  3. se ele faz isso, é uma questão de sobrevivência
    se aqui no Brasil matar prefeito é comum, imagine empresário
    governos vem e vão, mas a vida é só uma

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão! Imagino que se eu fosse ele faria igual ou pior, pois tentaria dar propina para alguém. Eu era bastante pragmático nessas coisas, pois durante minha vida profissional sempre achei que o papel do empresário era tentar corromper alguém. Caberia ao seu "objeto de desejo" recusar. Sempre pensei também que como parte (empregado) de uma pessoa jurídica, de um CGC, o que eu desejava era mais esculhambação, bandalheira, negociatas, etc. Ou seja, toda essa putaria que você viu acontecer no Mensalão e no Petrolão. Mas, como pessoa física, como CPF eu queria mais é ver a lei sendo cumprida, empresários e funcionários públicos na cadeia, etc. Uma visão bastante esquizofrênica, concorda? Mas o homem do baú abriu demais as pernas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a realidade é esquizofrênica

      no Brasil, pernas são abertas inteiras ou quebradas.

      pernas fechadas são pra poucos, tipo: ulisses guimaraes, Teori Zavascki etc ;)

      Excluir

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...