quinta-feira, 28 de maio de 2020

QUIXOTESCO - A REVANCHE


SIGNIFICADO
Segundo o dicionário, quixotesca é uma “Pessoa que tem intenções e ideais nobres, mas é sonhadora e afastada da realidade”. Há também a percepção de que é alguém que defende os seus ideais acima de tudo e que se esforça por cumprir objetivos de improvável consecução”.

POR QUE EU?
Este post é um espécie de continuação ou revival de outro publicado recentemente onde eu falei de minha primeira experiência na criação de uma história semi-ficcional, pois alimentada e produzida com a colagem de textos reais, não imaginados. Nesse post identifiquei-me como uma pessoa quixotesca por me ver como alguém permanentemente sonhador e frequentemente afastado da dura realidade do cotidiano. A diferença é que nunca tive "ideais nobres" nem me esforcei para “cumprir objetivos de improvável consecução”.

ROCK IN RIO
O primeiro festival “Rock in Rio” foi idealizado e realizado por Roberto Medina, publicitário e empresário de sucesso, que tinha (ou tem ainda) na entrada de sua empresa uma escultura de Dom Quixote. Segundo li na época, Medina identificava-se com a perseverança sonhadora do “hidalgo” espanhol. Não fosse essa obstinação talvez não tivesse conseguido realizar aquele que foi o primeiro de vinte ou mais edições do festival.

O LIVRO
No post anterior eu contei a história do “livro” que produzi para dar de presente à minha mulher em comemoração a nosso primeiro ano de namoro. Passados 49 anos, não me lembro mais se usei algum título para ele, mas lembro-me de ter incluído na “obra maldita” uma cópia (duramente executada!) de uma gravura feita por Gustave Doré, um mestre do desenho do século XIX. Ganhei um livro com biografias rápidas de artistas e escritores famosos. Uma dessas biografias era de Miguel de Cervantes e era ilustrada pela gravura que copiei. Deu trabalho! Mas a gravura original é espetacular. Olha ela aí:



MARRETA
Meu amigo virtual Marreta é um sujeito estranho e avesso a convenções sociais que também abomino. Juntando os fragmentos do que ele já disse em seu blog, imagino que seja uma reedição mais jovem do Quixote de Gustave Doré – magro, talvez muito magro, rosto ossudo e barbado. Mas a semelhança principal é o fato de ser um sonhador, um sonhador mal humorado que não desiste de atacar moinhos reais, não de vento. Na verdade, defende valores que às vezes me causam espanto, como o fato de se recusar a deixar de publicar suas “coelhonas” peludas e outras bizarrices. A mais recente foi postar uma foto do atual sinistro da Educação na galeria “Machos de respeito”. Por mais que eu respeite seu direito de postar o que quiser - pois o blog é dele e ninguém tem nada com isso – fico tentado a pensar que é uma ironia, uma provocação, pois mesmo que o ministro possa ser macho, a única avaliação que não merece é ser “de respeito”, pois é risível e caricato. Mas creio que é por esse tipo de maluquice que eu me identifico um pouco com o blogueiro. Mesmo sendo absolutamente diferentes, mesmo defendendo opiniões muitas vezes antagônicas, somos dois quixotescos, dois quixotes, cada um com seu moinho preferencial.


4 comentários:

  1. Mais uma coisa que temos em comum : Gustave Doré. Para mim, um dos maiores ilustradores de todos os tempos. Tenho um livro com dezenas de ilustrações dele; as de que mais gosto são as feitas para a Divina Comédia.
    E, de fato, eu me assemelho muito à ruína física que você descreveu, embora, nos últimos anos, uma barriguinha insista em tentar se instalar, mas é só eu ficar uns quinze dias sem tomar cerveja que ela desaparece.
    Não sei se nas fuçadas que você dá no Marreta, você já deu de cara com a postagem Quixote, um pequeno poema que escrevi sobre a ilustração de Jean Giraud Moebius, outro craque do lápis.
    https://amarretadoazarao.blogspot.com/2009/02/quixote.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, eu ia comentar sobre uma provável barriga de cerveja, mas esqueci. Outra coisa: Creio, tenho quase certeza de que você postou uma vez um desenho seu feito por algum de seus alunos. Esse foi o principal motivo de incluí-lo no post (o segundo é que você é quase sócio, de tanto que eu te menciono ou publico). Outra coisa: o Doré era foda mesmo e dá para ver muita coisa na internet. Finalmente, vou conferir o post agora!

      Excluir
    2. Não foi um desenho, sim uma escultura, um busto.
      https://amarretadoazarao.blogspot.com/2018/08/o-azarao-cuspido-e-escarrado.html

      Excluir
    3. Ahahah!!! Em legítimo carrara!

      Excluir

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...