segunda-feira, 4 de maio de 2020

LETRISTAS

Sempre existiram grandes letristas no Brasil, aquele pessoal que carrega o piano, que nunca aparece mas joga o compositor-cantor na fama. Sem querer escarafunchar muito, citaria a absoluta importância do Guilherme de Brito para o Nelson Cavaquinho, Vitor Martins para o Ivan Lins, Fernando Brant e Márcio Borges para o Milton Nascimentos e do Aldir Blanc para o João Bosco. Deixei de mencionar os gênios Noel Rosa, Chico Buarque e Caetano Veloso porque eles são do tipo que cruza a bola na área e corre para cabecear (entendo demais de futebol!).

E hoje é um dia triste, um dia muito triste para a MPB, pois morreu vítima da COVID-19 o Aldir Blanc, um grande, um imenso, um magnífico letrista, um mago das imagens surpreendentes e bem encaixadas e das letras geniais. A seguir, duas letras do início de sua parceria com João Bosco. Salve, Aldir!

BALA COM BALA
A sala cala e o jornal prepara
Quem está na sala
Com pipoca e bala
E o urubu sai voando, manso

O tempo corre e o suor escorre
Vem alguém de porre
E há um corre-corre
E o mocinho chegando, dando

Eu esqueço sempre nesta hora, linda, loura
Minha velha fuga em todo impasse
Eu esqueço sempre nesta hora, linda, loura
Quanto me custa dar a outra face

O tapa estala no balacobaco
E é bala com bala
E é fala com fala
E o galã se espalhando, dando

No rala-rala,
Quando acaba a bala
É faca com faca, é rapa com rapa
E eu me realizando, bambo

Quando a luz acende é uma tristeza, trapo, presa
Minha coragem muda em cansaço
Toda fita em série que se preza dizem, reza
Acaba sempre no melhor pedaço


BODAS DE PRATA
Você fica deitada de olhos arregalados
Ou andando no escuro de peignoir
Não adiantou nada
Cortar os cabelos e jogar no mar

Não adiantou nada o banho de ervas
Não adiantou nada o nome da outra
No pano vermelho pro anjo das trevas

Ele vai voltar tarde
Cheirando à cerveja
Se atirar de sapatos na cama vazia

E dormir na hora murmurando “Dora”
Mas você é Maria!
Você fica deitada com medo do escuro

Ouvindo bater no ouvido
O coração descompassado
É o tempo, Maria, te comendo feito traça
Num vestido de noivado


6 comentários:

  1. Hoje, todos os bêbados, boêmios e mulheres de vida fácil estão trajando luto.
    Bodas de Prata é uma das minhas preferidas.

    ResponderExcluir
  2. o brasil sifu na pandemia
    o numero estimado de morte para os proximos anos se nao sair uma vacina é de 1 milhao e tantos
    pobre Aldir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe o que mais sacaneia, meu caro Scant? É a sensação de ser "preferencial" para essa mamoninha invisível. Eu adoro ver documentários sobre os grandes predadores africanos, aquelas cenas de caça onde as presas são escolhidas, perseguidas e abatidas, etc. E um dos critérios é justamente a maior vulnerabilidade dos escolhidos: ou são filhotes ou animais mais velhos. Então, dureza é sentir que posso ser a presa escolhida. Antes eu ironizava que a expressão "melhor idade" era invenção de gente hipócrita (ainda penso assim), que meu status era de preferencial. Hoje, tudo o que gostaria de não ser é "preferencial". Foda!

      Excluir
    2. calma, se esse cara consegue , vc consegue
      https://extra.globo.com/noticias/coronavirus/americano-de-95-anos-que-lutou-na-segunda-guerra-mundial-sobrevive-ao-coronavirus-rv1-1-24345932.html

      tenta usar zinco 50mg por dia :)

      Excluir
    3. Obrigado pelas palavras encorajadoras! Eu estou calmo (apesar do cu na mão)! O problema, meu caro Scant é que não quero pagar pra ver, sacou? Não tenho como sair do grupo de risco onde eu e minha mulher estamos. Além do mais, fico preocupado com outras pessoas queridíssimas, mesmo que mais jovens. Sinceramente, mesmo não os conhecendo, preocupo-me com você, com o Ozy, com o Marreta, com o Rocket e, claro, com seus familiares.

      Excluir

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...